segunda-feira, 17 de junho de 2019

Milton Gonçalves processa Paulo Betti por racismo durante disputa em sindicato

Medina
Crédito da Foto: Uol
Os atores Milton Gonçalves e Jorge Coutinho, ambos de 85 anos, estão processando o também ator Paulo Betti, de 66 anos, por racismo. A ação corre na 33ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.

Os autos do processo, acessados pela Folha de São Paulo, apontam que Betti faz parte de uma chapa criada para concorrer a presidência do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 29 de julho e 1º de junho. A chapa de Betti será adversária de Milton e Jorge, que são presidente e diretor-geral, respectivamente. Ao lado de Betti, a chapa tem Tonico Pereira, Zezé Polessa; Júlia Lemmertz.

Os três atores estão no grupo de WhatsApp "Profissão Artistas", onde Betti publicou uma mensagem de campanha. O texto dizia que Milton, Jorge, e uma terceira pessoa de nome Cosme, estão "há muito tempo" na diretoria do sindicato, com uma "forte representação negra", o que "complica bastante a luta, pois pode confundir as coisas".


A defesa de Milton e Jorge afirmam que as falas de Betti tem "ambiguidade e dubiedade" denotam interpretação "imprópria e infeliz", fazendo distinção entre negros e brancos e são "insinuações evidentemente maledicentes". Os atores querem que Betti esclareça em juízo o que quis dizer com as declarações e responda as perguntas "que complicador seria o levantado por Betti diante o fato de Milton e Jorge terem forte representação negra? o que poderia “confundir as coisas”? que coisas seriam essas? Que luta seria essa?.
"Embora não reste dúvidas quanto à hostilidade das palavras prolatadas por Betti, há real possibilidade de se aferir a prática de crime de injúria preconceituosa, dependendo do que declarar o interpelado”, diz a petição inicial.

O juiz Daniel Werneck Cotta determinou que Betti apresente defesa em 15 dias, a contar do último dia 13 de junho. A defesa se apoia no artigo 144 do Código Penal. O artigo prevê que caso o acusado se recuse a dar explicações em juízo, ou o juiz entender que as explicações não são satisfatórias, ele deve responder pela ofensa. Caso condenado, Betti pode pegar de um a três anos de prisão,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...