sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Instituto Baleia Jubarte registra presença de 43 botos-cinza em rio no sul da Bahia


Crédito da Foto: Indivíduo C#3, conhecido e monitorado há 16 anos pelo IBJ, foi avistado com filhote no Rio Caravaleas no último dia 6 de dezembro | divulgação


Quarenta e três botos-cinzas foram flagrados no Rio Caravelas, no sul da Bahia, em monitoramento realizado em dezembro de 2018 pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ). Um destes animais, conhecido como C#3, é monitorado há 16 anos pela equipe do Instituto e, desta vez, estava acompanhado de seu filhote.

O monitoramento realizado pelo IBJ acontece em cumprimento à condicionante 2.8 – L.O. 898/09 de 23/12/2009 e renovada em 16 de março de 2015, e serve para assegurar as condições de vitalidade e procriação na região, onde há operação de barcaças que transportam madeira, incluindo o Canal do Tomba, que passa por processo periódico de dragagem para assegurar a navegabilidade.

Anualmente são realizados vários monitoramentos no local, dentre eles o do boto-cinza (Sotalia guianensis). Também são monitorados o banco camaroneiro, os corais e a turbidez da água, entre outros aspectos analisados. Os monitoramentos são acompanhados pelos órgãos ambientais competentes e atendem a 36 itens de condicionantes ambientais. Seus resultados atestam que a dragagem não interfere na qualidade da água, da vida marinha e dos balneários próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...