quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Ronda Maria da Penha fará trabalho preventivo junto à mulheres com medida protetiva


Com o objetivo de atuar na prevenção de novas agressões a mulheres que já sofreram violência doméstica, a Ronda Maria da Penha funcionará em breve em Feira de Santana. Equipes que atuarão no serviço já participaram de capacitação para atuarem no serviço. A tenente Edlene, primeira mulher a comandar um pelotão especial em Feira, explica como funcionará o serviço.

“É um serviço de apoio às mulheres que já sofreram violência e estão sob medidas protetivas. Na verdade é instrumento de fiscalização do cumprimento dessas medidas”, afirmou.

Segundo a tenente, por enquanto o efetivo será de uma viatura e 14 policiais. “Teremos por enquanto apenas uma viatura. Nosso efetivo é de 14 policiais, serão três policiais por guarnição, teremos obrigatoriamente uma mulher no efetivo e o serviço será das 8 às 18 horas”, informou.
A tenente Edlene explica que a Ronda Maria da Penha atuará de forma preventiva, em vista a garantir a qualidade de vida de mulheres que estão sob medida protetiva (medidas adotadas para manter o agressor longe da vítima).

“Todos os dias teremos uma equipe especializada, digo especializada porque tivemos uma preparação para atuar nesse serviço, um treinamento com duração de 40 horas, e tivemos algumas semanas de cursos e preparações. Esse policiais farão visitas periódicas a essas mulheres que tem essa medida protetiva e que o agressor também tenha conhecimento dessa medida protetiva. Os policiais farão essas visitas a essas mulheres buscando informações sobre a sua vida, a relação com o agressor, para saber como está a vida e a segurança dessa mulher”, explicou.

Questionada a respeito do panorama da violência contra a mulher em Feira de Santana, Edlene salienta que após o início do serviço, obterá informações a respeito do assunto. “Por enquanto que a gente não está atuando, não fizemos esse estudo. Acredito que quando começar vamos ter esse contato com a Defensoria Pública, com o Centro de Referência e vai ter acesso a essas informações”, disse.

Daniela Oliveira com informações de Emanuely Pilger (Bom dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...