segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Equoterapia - Reabilitação promove qualidade de vida

Centro de Equoterapia Nosso Lar fica no bairro Santo Antonio (Foto: Adenilson Nunes)
Centro de Equoterapia Nosso Lar fica no bairro Santo Antonio (Foto: Adenilson Nunes)

Através da parceria com a Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), 50 pessoas praticam atividades de reabilitação biopsicomotriz no Centro de Equoterapia Nosso Lar, no bairro Santo Antonio. para promover mais qualidade de vida, o trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, com auxílio de cavalos, na pista de equoterapia.

A equipe é formada por psicólogos, fisioterapeuta, equoterapeuta, instrutor de equitação, auxiliar guia e fonoaudiólogo. Ao chegar no Centro, o praticante apresenta a documentação com a indicação médica e a equipe faz uma avaliação para definir o trabalho, que abrange os campos físico e psicológico.
Atualmente, os praticantes de equoterapia atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) têm idade entre 2 e 18 anos e são encaminhados por médicos neurologista e neuropediatras do CEMPRE (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física) e pelo psiquiatra do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil). Dentre os transtornos apresentados pelos praticantes estão a paralisia cerebral, microcefalia e síndrome de down.
CAVALGANDO PARA O FUTURO
Também em parceria com a Prefeitura, por meio da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), é realizado, neste mês de agosto, o projeto Cavalgando para o Futuro, no Centro de Equoterapia Nosso Lar. A ação é voltada para a ressocialização de crianças e adolescentes, de 12 a 18 anos, que cumprem medidas socioeducativas
A ideia é que o contato com animais e com a família ajude na reintegração destas crianças e adolescentes. Este projeto é piloto e conta com a participação de 30 pessoas. As atividades são realizadas às quintas-feiras, e o primeiro encontro aconteceu no último dia 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...