sexta-feira, 31 de maio de 2019

Criança jogada do 5º andar de prédio em SP recebe alta


Após ficar cinco dias internada, a menina de três anos que foi jogada pela mãe do quinto andar de um prédio em que morava, no Jaguaré, zona oeste de São Paulo, teve alta médica do Instituto da Criança, no Hospital das Clínicas (HC) na quarta-feira, 29. A mãe, Fernanda Fernandes Garcia, de 29 anos, permanece internada, em estado estável, no mesmo hospital.

De acordo com a Polícia Civil, Fernanda cortou a tela de proteção da janela e atirou a filha por volta de 0h20 do dia 24 de maio, do quinto andar do edifício. A menina estava dormindo quando foi arremessada pela janela e caiu em cima do para-brisa de um veículo na garagem do prédio.

Depois de ter jogado a filha, a mulher passou cerca de uma hora trancada no próprio apartamento e ateou fogo às cortinas. Ainda conforme a polícia, Fernanda estava transtornada, portando duas facas, dizendo que iria pular. Policiais tentaram acalmá-la, mas ela ateou fogo no apartamento. Assim que os bombeiros entraram no imóvel, Fernanda se jogou pela janela.

Fernanda foi indiciada por tentativa de homicídio e incêndio. A polícia espera alta médica de Fernanda para colher depoimento. O 91º DP (Ceasa) investiga o caso.

Vídeo: suposto paciente furta celular de recepcionista de clínica no interior


Orlando e Jandira representarão contra ministro Abraham Weintraub

 
A medida provocou reação imediata no Congresso Nacional. Os deputados Orlando Silva (SP) e Jandira Feghali (RJ), ambos do PCdoB, anunciaram que vão representar contra o ministro na Justiça.

“Entraremos com uma representação contra esse senhor que se diz ministro da Educação", reagiu Jandira Feghali, que é líder da Minoria na Câmara dos Deputados.

“O ministro da Educação é autoritário e irresponsável. Ao estimular o denuncismo contra professores e estudantes, quer intimidar o direito de crítica e a liberdade de expressão. Não vamos tolerar”, disse Orlando Silva.

O deputado diz que o ministro será acusado por abuso de poder, improbidade administrativa e crime de responsabilidade.

Na coluna Painel desta sexta-feira (31), do jornal Folha de S.Paulo, o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz, diz que a medida pode violar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dispositivos legais.

Para ele, o texto da nota viola o artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata das garantias inerentes ao direito de liberdade.

Ainda no jornal paulista, o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), membro da Comissão de Educação, diz que vai levar o caso ao colegiado na próxima semana. 

“Abrir canal para aluno denunciar professores significa que ele começou o Escola Sem Partido. Fiquei assustado, não entendi a abordagem e quero saber se é legal”, diz Alencar.


Da redação

PM diz que mentiu ao apontar miliciano como mandante da morte de Marielle


O policial militar Rodrigo Jorge Ferreira admitiu ter mentido ao incriminar o miliciano Orlando Curicica como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. Ferreirinha, como é conhecido, foi preso hoje em uma operação do MP (Ministério Público) do Rio.
Em depoimento à PF (Polícia Federal) anterior à operação de hoje, o PM confessou que prestou falso testemunho com o objetivo de se vingar de Curicica, que havia tomado sua central clandestina de TV a cabo em uma área da zona oeste do Rio. A informação foi confirmada ao Uol por fontes ligadas ao inquérito da PF.

De acordo com a advogada Camila Nogueira, Ferreirinha admitiu o falso testemunho por se sentir pressionado pelos agentes federais. A PF concluiu que Ferreirinha e sua advogada fazem parte de uma organização criminosa que tem como objetivo de impedir a elucidação do Caso Marielle. A defensora nega ter cometido qualquer ato ilegal.

Ferreirinha disse à PF ter procurado o ex-inspetor da Polícia Civil, Jorge Luiz Fernandes, o Jorginho. Este ex-policial civil é considerado um inimigo de Curicica pela disputa do controle de uma milícia, de acordo com a PF.

Em seu depoimento, o PM afirma que Jorginho o apresentou ao agente federal aposentado Gilberto Ribeiro da Costa e ao delegado da PF Hélio Khristian Cunha de Almeida. Este último foi responsável por levar Ferreirinha para prestar depoimento à DH (Delegacia de Homicídios da Capital), órgão da Polícia Civil do Rio que investiga a morte da vereadora e do motorista.

Por sua vez, Gilberto Ribeiro da Costa trabalhou no gabinete do conselheiro afastado do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Domingos Brazão, que também exerceu quatro mandatos de deputado estadual pelo MDB. Brazão também é investigado por envolvimento no caso.

Tanto Gilberto, como Hélio Khristian e Brazão negam ter cometido quaisquer atos para atrapalhar a investigação.

PF sugere continuar investigação

A versão apresentada por Ferreirinha praticamente isenta de responsabilidade os demais citados na investigação, porém não foi totalmente aceita pelos membros do MP do Rio e da PF.

Por essa razão, no relatório enviado à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a PF sugere a continuação do trabalho, segundo apurou o Uol.

A PF apontou o indiciamento de alguns investigados, mas as promotoras do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP do Rio) aguardam a chegada de documentos relacionados às quebras de sigilo de telefone e buscas na internet dos suspeitos para concluir a denúncia.

Testemunho falso incriminou miliciano e vereador

Um mês e meio depois do duplo assassinato ocorrido em 14 de março de 2018, Ferreirinha incriminou Curicica e o vereador Marcello Sicilliano (PHS) como mandantes do atentado no qual também foi assassinado o motorista Anderson Gomes. Não está claro se agora, ao admitir que mentiu, o PM tenha retirado também sua versão dos fatos sobre o vereador.

Após a divulgação do depoimento do PM, Curicica e Siciliano negaram a autoria do crime.


Curicica, que estava preso no Rio, foi transferido para o presídio federal de Mossoró (RN). Lá, ele prestou depoimento ao MPF (Ministério Público Federal) no qual afirmou que a Polícia Civil do Rio tentou lhe convencer a assumir a morte de Marielle e revelou um suposto esquema de corrupção na DH que barraria investigações sobre homicídios ligados ao jogo do bicho e às milícias.

Com Curicica em prisão federal, o PM obteve o controle do serviço ilegal de TV a cabo prestado pela milícia. Aliado a Ferreirinha, o ex-policial civil Jorge Luiz Fernandes, o Jorginho, passou a controlar a região de Curicica, onde explora um esquema ilegal de máquinas caça-níqueis, segundo a Polícia Federal.

O depoimento de Curicica foi estopim para que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, determinasse que a entrada da PF no caso.

A defesa do ex-policial civil Jorge Luiz Fernandes nega qualquer envolvimento no caso e diz que ele não conhece e nunca teve contato com o policial militar.

Líder de BDM é localizado em operação da polícia baiana em Alagoas



Tráfico de drogas, de armas, homicídios, roubos e corrupção de menores são os crimes praticados pelo 8 de Paus do Baralho do Crime da SSP, Rafael Almeida de Jesus, o ‘Rafinha’. Liderança da facção Bonde do Maluco (BDM), o acusado foi achado, nesta sexta-feira (31), durante ação conjunta das forças de segurança da Bahia e de Alagoas.

Rafinha estava escondido em um imóvel, na cidade de Maceió. Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão no local fazendo as tratativas para que o criminoso seja trazido para Bahia.


“Rafael tem como redutos o bairro de São Cristóvão e também a região do Jardim das Margaridas. É mais um alvo relevante que tiramos de circulação com muita dedicação e empenho”, declarou o diretor do DHPP, delegado José Bezerra.

Preconceito contra mulheres no trânsito pode virar caso de polícia, alerta delegada



O preconceito contra as mulheres no trânsito ultrapassa a esfera legal, e muitas delas nem sabem. Em meio à campanha Maio Amarelo, que visa reduzir as mortes e a violência no trânsito, a titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), delegada Débora Mafra, chama a atenção para o desrespeito com que muitas mulheres ainda são tratadas ao volante. 
Na maioria das ocasiões, as situações podem virar casos de polícia, com consequências mais sérias.

De acordo com a delegada, injúria e difamação são duas formas de preconceito que podem inclusive caracterizar um ato criminoso. “Dos preconceitos que as mulheres sofrem no trânsito, os que podem gerar um Boletim de Ocorrência são crimes que as pessoas nem sabem. A injúria ocorre com aqueles xingamentos de que a mulher é ‘barbeira’, que ela tirou a CNH pela internet, que lugar de mulher é na cozinha”, enfatizou.

Já a difamação ocorre quando uma pessoa imputa a outra uma conduta inadequada. “Se ele falar isso, e outras pessoas ouvirem, é difamação. Por exemplo, “essa mulher tirou a carteira pela internet’. Outras pessoas ouvindo, o fato, resulta em difamação”, exemplifica a delegada.

Segundo Mafra, os casos podem ir além da agressão verbal, chegando às vias de fato, com lesão corporal leve ou até perseguições. “Existem registros de casos de violência contra a mulher no trânsito. Há casos em que as mulheres correm para delegacia após serem perseguidas.

 Este é o crime de ameaça. Às vezes, sem querer, a mulher corta a frente de um carro, aquele carro acha que ela fez por vontade, com dolo, e começa a persegui-la, dando luzes, ela fica com medo, e corre até um distrito policial pedindo ajuda. Não é uma, nem duas vezes, que isso acontece, principalmente na nossa delegacia que fica ali na rotatória do Eldorado”.


                                                                           Punições

As punições para os crimes estão previstas no Código Penal e na Lei de Contravenções Penais. A injúria tem pena prevista de um a seis meses, ou multa, nos casos mais leves. Já nos casos de difamação, a punição varia de três meses a um ano, e multa.

A Delegada da Mulher alerta que, em casos de colisão, a mulher não tome decisões precipitadas, e indica como agir nessas situações. “Nunca desça direto, principalmente à noite, pois pode ser que tenham batido para realizar um assalto.

 O melhor, às vezes, é você parar em um local onde haja pessoas, como um posto de gasolina, que vai ter filmagens, para que você possa descer e até conversar sobre uma possível colisão”, disse.

“Se o carro não anda, o melhor é você também aguardar dentro do carro, e se a outra pessoa vier conversando corretamente, é possível até descer do carro e conversar.

 Mas se já vem com agressividade, ligue imediatamente para o 190, pedindo auxílio policial porque a sua integridade física pode estar correndo perigo naquele momento, e é isso que nós não queremos”, afirmou Débora Mafra.

A orientação é para sempre formalizar esse tipo de situação através de Boletim de Ocorrência no Distrito Integrado de Polícia Civil (DIP) mais próximo.

 “Faça um registro de ocorrência, independentemente de como foi a batida do automóvel. Às vezes, a mulher foi insultada, violentada psicologicamente, moralmente, e às vezes é violentada até fisicamente, o que é uma covardia”, finaliza.

PM desmonta fábrica clandestina de armas em Tucano


Equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste) localizaram, na quinta-feira (30), um imóvel que funcionava como fábrica clandestina de armas, no município de Tucano.

Após o 5ª BPM receber denúncia anônima sobre o funcionamento do local, as equipes montaram o cerco e conseguiram capturar no imóvel um criminoso conhecido como 'Amado'.



Com ele foram apreendidos um revólver calibre 38, 48 espoletas, um cano de espingarda calibre24, pólvora, chumbo, 17 tipos de canos e maquinários utilizados para fabricação de armas artesanais.

"Ele fabrica os armamentos por encomenda de marginais e também distribuía para outras localidades da região", explicou o comandante da CIPE Nordeste, major Welligton Morais dos Santos. O criminoso e todo material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Euclides da Cunha.

Acidente entre três motocicletas deixa um morto e três feridos na BR-030 em Guanambi

Imagem/Divulgação
Um acidente envolvendo três motocicletas deixou uma pessoa morta e duas feridas no início da noite desta quinta-feira (30), na BR-030, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A colisão correu por volta das 18h30, na altura do KM 1, na saída para Palmas de Monte Alto.
 De acordo com informação da Polícia Militar repassada ao portal Folha do Vale, Jackson Sandro Jesus Moreira seguia pela rodovia com sua moto Honda CG 125 Fan, cor cinza, quando o veículo foi atingido na traseira por outra moto, uma moto Honda CG 150 de cor preta. Com o impacto ele e sua esposa Izanete Silva Barbosa, caíram às margens da rodovia, enquanto o condutor da moto Honda CG 150 caiu no meio da pista.

 Segundo populares, uma moto Honda Bros que levava Liziete Irene Chaves Trindade, acabou colidindo com o veículo no meio da pista. Ela sofreu graves ferimentos e morreu no local.

Os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados ao Hospital Regional de Guanambi (HRG). O atual estado de saúde deles não foi revelado.
 Após levantamento cadavérico, o corpo de Liziete foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. As causas do acidente são apuradas. Liziete era professora do colégio Professor José Neves Teixeira, em Guanambi.

Campanha de vacinação termina nesta sexta sem imunizar 14 milhões de pessoas


A campanha de vacinação contra a gripe termina hoje sem imunizar uma em cada quatro pessoas do público-alvo, formado por 59,4 milhões de brasileiros. A partir de segunda-feira, as doses restantes da campanha estarão disponíveis para toda a população. Os estados com menor adesão são: São Paulo (65,4%), Acre (64,9%) e Rio de Janeiro (57,6%).
Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza em todo o país, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 407 doentes e 86 óbitos.
De acordo com o Ministério da Saúde, 44,6 milhões de pessoas buscaram os postos de vacinação desde o início da campanha, em 10 de abril. A meta é vacinar ao menos 90% do público-alvo, mas até ontem a meta só havia sido atingida por Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%). Pernambuco (89,6%), Minas Gerais (86,7%), Espírito Santo (85,7%) e Alagoas (85,5%) aparecem em seguida na lista, com números próximos à intenção.
Entre a população prioritária, os funcionários do sistema prisional registraram a maior cobertura vacinal, com 94,2%. Entre os idosos, esse número ficou em 85,3%. Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (32,2%). Além disso, 70% das crianças e das gestantes foram vacinadas; e entre trabalhadores de saúde a taxa é de 73%.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS não precisam desse documento.

Morador de Camaçari acusa Tenda de obra durante madrugada; construtora nega


quinta-feira, 30 de maio de 2019

Comerciante é preso com grande quantidade de drogas em Guanambi


Um comerciante foi preso no bairro Alto Caiçara, na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, na manhã desta quinta-feira (30). Nilson Silva Magalhães, 32 anos, foi preso por volta das 10h, no Toka’s Bar e Petiscaria, localizado na Rua 9.


De acordo com informação do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os policiais foram informados que havia um comércio de drogas e de armas no bar. No local indicado pela denúncia, os policiais realizaram buscas e localizaram drogas aparentemente sendo maconha e cocaína. Durante buscas realizadas no quintal do estabelecimento comercial, os policiais localizaram grande quantidade de drogas em canos hidráulicos, os quais estavam enterrados.

                                                                      Foto:PM/Drogas

R$440,00 (quatrocentos e quarenta reais), em espécie, 978 (novecentos e setenta e oito) gramas de maconha, entre tabletes prensados e buchas, 29 (vinte e nove) papelotes de cocaína, 1 (um) frasco plástico com cocaína,01 (uma) balança de precisão, 04 (quatro) tubos plásticos de cano hidráulico, com as respectivas tampas,01 (um) rolo de papel alumínio, 01 (um) rolo de plástico filme e  01 (uma) sacola com embalagens plásticas para droga.


                                               Foto:PM/Drogas

Nilson e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, sendo autuado pela prática criminosa de tráfico de entorpecente.

Governo estuda liberar saques em contas ativas do FGTS, diz Guedes


O governo estuda liberar saques de contas ativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), numa medida similar à implementada pelo governo Michel Temer no caso de contas inativas. A informação foi confirmada hoje (30) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O objetivo é o mesmo: injetar recursos capazes de alavancar a volta do crescimento. A medida, entretanto, ainda segue em estudo, e só deve ser implementada após a eventual aprovação da reforma da Previdência. “Nós temos que começar pelas coisas mais importantes”, disse Guedes.

“As coisas devem se acelerar nas próximas três ou quatro semanas”, disse o ministro, em referência à tramitação da reforma da Previdência no Congresso.


Ao citar medidas de estímulo ao crescimento que devem ser anunciadas após a aprovação da nova Previdência, Guedes mencionou a nova rodada de liberação dos saques nas contas do FGTS. “Inativas e ativas. Ativas também”, afirmou ele, sem dar mais detalhes sobre a medida.

O governo cogita a liberação dos saques em contas ativas ante o esgotamento dos recursos disponíveis nas contas inativas, que já tiveram o saque liberado pelo governo Temer. Guedes ressalvou, porém, que a medida segue em estudo, e que ainda “não foi batido o martelo”.

Hoje, o saque nas contas ativas do FGTS só é permitido em situações específicas, como no caso do trabalhador ser demitido sem justa causa ou se for para utilizar os recursos na aquisição de casa própria.

O ministro comentou nesta quinta-feira (30/5) o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, que teve uma retração de 0,2% de acordo com os dados divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ele, o resultado já era esperado.

Postos paraibanos não aderem a Dia da Liberdade de Impostos e preço da gasolina chega a R$ 4,69

Vários estados brasileiros terão nesta quinta-feira (30) a venda de combustíveis feita sem a cobrança de impostos. No entanto, a Paraíba não está entre estes estados, de acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), Omar Hamad, em contato com o ClickPB.

O Dia da Liberdade de Impostos é uma ação feita pelos donos de postos de combustíveis. A adesão à não cobrança de impostos depende de cada um dos postos.

Em João Pessoa, o litro da gasolina está sendo comercializado por cerca de R$ 4,60. No Dia da Liberdade de Impostos, sem adesão paraibana, o preço continuará o mesmo.

De acordo com pesquisa feita pelo Procon-JP, o menor preço da gasolina encontrado em João Pessoa é de R$ 4,35. Já o maior preço verificado foi de R$ 4,69 em um posto do bairro de Tambaú.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, a gasolina será comercializada ao preço de R$ 2,50, mas somente para os cinquenta primeiros clientes dos postos que aderem ao Dia da Liberdade de Impostos. Em Manaus, a gasolina sem impostos será comercializada pelo preço de R$ 2,20.

Na Paraíba, o presidente do Sindipetro, Omar Hamad, comentou que é inviável para os donos de postos aderirem à isenção de impostos. “Quem vai pagar a conta da diferença?”, questiona o sindicalista. Ele alertou ainda que os postos paraibanos não possuem condição atualmente de não fazer a cobrança de impostos, já que o custo para comprar o produto já é caro.

OMS alerta para exposição das crianças a aparelhos digitais e eletrônicos

Atualmente não é espanto algum uma criança interagir sozinha com um smartphone, não é mesmo? Elas conseguem fazer de tudo – desde selfies, selecionar seus desenhos e jogos favoritos e muito mais. É assim, com os pequenos dedinhos deslizando na tela, que se resume a infância moderna, imersa na tecnologia como referência de lazer. Essa é a geração Alfa, 100% digital, formada por crianças nascidas a partir de 2010.

Diante de tanta exposição e interação com a tecnologia, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam para os impactos do uso excessivo dos dispositivos móveis e eletrônicos. A OMS lançou em abril deste ano novas diretrizes para orientar pais e cuidadores de crianças menores de 5 anos quanto ao uso de aparelhos digitais, atividade física e horas de sono. Conforme o documento, crianças menores de dois anos não devem ter contato com telas e aquelas com dois anos ou mais devem assistir televisão por até, no máximo, uma hora por dia.

Os adultos também devem dar o exemplo, pois os pequenos, de acordo com o psicoterapeuta Iarodi Bezerra, adquirem parte de seu aprendizado por meio da imitação de pais e adultos de sua referência. “Ao ver os adultos vivendo cada vez mais dependentes dos aparelhos tecnológicos, as crianças tendem a seguir o mesmo caminho, tornando-se presas aos jogos virtuais”, alerta.


São reflexos dos impactos da exposição excessiva a aparelhos tecnológicos: ansiedade, transtorno do humor, psicose, transtorno do apego, baixa autoestima, insônia e inúmeros outros transtornos que podem atrapalhar o desenvolvimento infantil. “Os pais podem observar sintomas como nervosismo, agitação, agressividade… Após observação é importante buscar acompanhamento psicológico para que tais problemas sejam sanados e gerem bem-estar para a criança e, consequentemente, para a família”, recomenda Iarodi.

Para o psicoterapeuta o desenvolvimento infantil é único para cada geração. No processo de aprendizagem, a tecnologia é uma grande aliada. “Mas é necessário, no que diz respeito ao aprendizado infantil, que o uso dos recursos eletrônicos seja restrito e que o lúdico, o uso da psicomotricidade, da imaginação sejam amplamente utilizados. Faço uma ressalva que no processo de aprendizagem deve haver um alinhamento do corpo pedagógico com a família”. 

                                                 RECOMENDAÇÕES DA OMS: 

– Crianças menores de 1 ano: não devem ser expostas às telas; não devem passar mais de 1 hora restritas a carrinhos ou cadeirões; devem dormir de 14 a 17 horas (entre 0-3 meses) e entre 12 a 16 horas (4-11 meses), incluindo sonecas.

– Crianças de 1-2 anos: não é recomendado o uso de aparelhos eletrônicos e digitais; não devem exceder mais de 1 hora diária restritas a cadeirões e similares; devem passar 180 minutos por dia realizando atividades físicas; precisam dormir de 11-14 horas.

– Crianças de 2-4 anos: não devem exceder 1 hora diante das telas; podem passar no máximo 1 hora restritas a cadeirões e similares; ter 180 minutos diários em atividades físicas; dormir de 10-13 horas por dia.

Ação da PM em Cícero Dantas termina com assaltante morto

Um revólver calibre 32 e 63 trouxas de maconha apreendidos foram o resultado de duas ações de rotina das equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste. Os casos ocorreram nos municípios de Cícero Dantas e Tucano, nesta quarta-feira (29).
A primeira ocorreu na Rua Benício Tomaz, em Cícero Dantas, durante rondas para prevenir homicídios, tráfico de drogas e armas. Dois homens correram com a chegada da viatura. Um deles conseguiu fugir por um matagal e o outro entrou em confronto com os policiais. Ele foi atingido, socorrido, mas não resistiu. Com ele, um jovem de 17 anos, foi encontrado um revólver calibre 32. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Cícero Dantas.
De acordo com o major Welligton Morais dos Santos, comandante da Cipe/Nordeste, o jovem era apontado como autor de assaltos no município. “Continuaremos realizando rondas preventivas na tentativa de diminuir o tráfico de drogas na região e capturar os suspeitos”, disse.

Já na cidade de Tucano, no distrito de Caldas do Jorro, outra equipe da especializada recebeu uma denúncia anônima sobre conhecido tráfico drogas na localidade conhecida como ‘Casinhas Novas’ e conseguiu prender Maicon Douglas de Jesus 21 anos, o Didinho, com 63 trouxas de maconha e sete pedras grandes de crack.
Ele já possuía passagens por tráfico de drogas e, mais uma vez, foi autuado em flagrante pelo mesmo crime. Todo material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Euclides da Cunha.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Protestos contra cortes de verba na educação acontecem nesta quinta na Bahia; confira



Protestos contra o corte de verbas na educação acontecem em todo o Brasil nesta quinta-feira (30/5). Em Salvador, a manifestação ocorre às 10h, com concentração na Praça do Campo Grande. Já outras cidades baianas, como Feira de Santana, Itabuna e Serrinha também aderem ao movimento, com horários distintos (ver programação abaixo).

Os atos desta quinta, organizados pelo movimento estudantil nacional, foram incluídos à agenda da greve dos docentes da Uneb, que neste dia 30 completará 52 dias.

ENTENDA

No final do mês de abril, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o bloqueio de 30% das dotações orçamentárias destinadas a universidades federais, incluindo a Universidade Federal da Bahia (Ufba). A pasta disse, na ocasião, que estudou os bloqueios “de forma que nenhum programa seja prejudicado e que os recursos sejam utilizados da forma mais eficaz”.

Confira a programação:

Salvador
10h – Praça do Campo Grande

Feira de Santana
8h30 – Praça do Gastão

Paulo Afonso
17h30 – Praça da Tribuna

Irecê
8h – em frente ao Banco do Brasil/Centro

Jequié
15h – Em frente à Câmara dos Vereadores

Serrinha
7h30 – Praça Luís Nogueira

Valente
8h30 – Praça do Forródromo

Juazeiro
15h – em frente ao INSS

Itabuna
15h – Jardim do Ó

Santo Antônio de Jesus
8h – Praça Renato Machado

Veja a programação nacional:

Fabinho do Subúrbio: 7 de Espadas do Baralho é preso após passar mal com taxa de açúcar

O 7 de Espadas do Baralho do Crime da SSP, Fábio Falcão Ferreira, o ‘Fabinho’, foi preso, na madrugada desta quarta-feira (29), por equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Região Metropolitana de Salvador (RMS), após buscar atendimento por conta de uma hipoglicemia (queda na taxa de açúcar). 
O criminoso foi flagrado no Hospital Municipal de Simões Filho. Equipes policiais de plantão na unidade identificaram que Fabinho possuía mandado de prisão em aberto por envolvimento com homicídios, tráfico de drogas e roubos, na região do Subúrbio Ferroviário, mais precisamente no bairro de Periperi.
“Ficamos atentos nas unidades médicas e, constatemente, flagramos criminosos buscando atendimentos. Parabéns aos policiais do hospital e da Rondesp RMS pela agilidade no cumprimento do mandado”, ressaltou o comandante do Policiamento na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) RMS, coronel Alfredo Nascimento.

Fabinho permanece na unidade hospitalar, custodiado, recebendo os cuidados médicos. Após alta, ele será encaminhado para o sistema prisional.

STF confirma proibição de trabalho insalubre de gestantes e lactantes


O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou hoje (29) inconstitucional o trecho da reforma trabalhista que abriu a possibilidade de gestantes e lactantes trabalharem em atividades insalubres. Por 10 votos 1, a Corte confirmou liminar proferida em maio pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, suspendendo a norma.

Com a decisão, segundo Moraes, fica valendo a regra anterior. Com o texto antigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), antes da reforma aprovada em 2017, a gestante deverá ser afastada de atividades e locais insalubres, devendo ser realocada em outro tipo de serviço. Não sendo possível, a empregada será afastada e terá direito a receber salário-maternidade.

Em seu voto, Moraes confirmou sua liminar e afirmou que a alteração na CLT permitiu que gestantes e lactantes continuem trabalhando em atividades insalubres e ainda previu que o afastamento só pode ocorrer após a apresentação de atestado médico.


Segundo Moraes, nesse ponto, a reforma trabalhista é inconstitucional por não proteger mulheres grávidas e lactantes. “Quem de nós gostaria que nossas filhas, irmãs, netas, grávidas ou lactantes, continuassem a trabalhar em ambientes insalubres?, questionou.

Pelo texto antigo da CLT, o Artigo 394-A definiu que a empregada gestante ou lactante será afastada de qualquer tipo de serviço e locais insalubres. Com a mudança, o mesmo dispositivo vetou o trabalho nas atividades perigosas, mediante apresentação de um atestado médico para que o afastamento seja realizado.

O voto de Moraes foi acompanhado pelos ministro Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente, Dias Toffoli. Marco Aurélio foi o único a divergir.

O caso chegou ao STF por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Metalúrgicos. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que também opinou pela concessão da liminar. Para Dodge, a exigência de atestado médico para o afastamento da gestante, conforme previsto na reforma trabalhista, transformava “em regra a exposição ao risco”.

CIPE/Nordeste prende homem que cultivava maconha no quintal de casa em Serrinha



Um pé de maconha com 1.80 de altura e porções da erva foram apreendidos por componentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Chapada (CIPE/Nordeste) e um suspeito de tráfico foi preso em flagrante, no início da noite desta terça-feira (28), em Serrinha. A guarnição fazia rondas por volta das 18h30, quando moradores, de maneira anônima, repassaram informações sobre um ponto de venda de entorpecentes.


Nas proximidades de uma quadra de futebol, no bairro do Cruzeiro, foi capturado Igor Oliveira Barbosa, de 19 anos, com duas trouxas da erva. A mãe dele indicou, no quintal da casa onde mora, um pé de maconha que estava sendo cultivado pelo suspeito. Juntamente com o material apreendido, Igor foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Serrinha.

A polícia adverte que quem tiver qualquer informação a respeito da comercialização de entorpecentes, deve comunicar pelos seguintes canais: whatsapp (75) 9 9703-9603; telefones (75) 9 9931-3480 / 3276-4170, ou através do e-mail cipe.nordeste@gmail.com.


                    Duas porções da droga prontas para o consumo foram apreendidas

Nove presos envolvidos em massacre de Manaus são transferidos para presídios federais


Nove detentos do Amazonas embarcaram para federais na tarde de terça-feira (28). Segundo o governo do estado, ao menos três deles foram levados para a Penitenciária Federal de Brasília. 
[Nove presos envolvidos em massacre de Manaus são transferidos para presídios federais ]

Conforme informações do G1, outros seis foram para Catanduvas, no Paraná. As demais unidades prisionais não foram divulgadas. Novas transferências devem acontecer nesta quarta-feira (29).

Os presos transferidos são apontados como chefes de grupos criminosos envolvidos no massacre que causou 55 mortes dentro de quatro penitenciárias de Manaus devido a brigas internas entre domingo (26) e segunda-feira (27).

A suspeita das autoridades é de que a barbárie tenha sido motivada por uma disputa pelo comando de uma mesma facção. Na noite desta terça-feira, chegou ao estado o grupo da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), que ficará por 90 dias dentro das unidades onde ocorreram os conflitos.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Trem sofre pane elétrico e passageiros se assustam com fumaça; assista


Viatura capota com quatro policiais na cidade de Buerarema


No início da manhã desta terça-feira (28/5), uma viatura da Companhia de Policiamento Tático Operacional (CIPT)/ Rondesp Sul capotou com quatro policiais militares, na BR 101, na curva do Cassemiro, cerca de 10 KM da cidade de Buerarema, mais precisamente entre Buerarema e São José da Vitória.


Uma ambulância do SAMU foi acionada para prestar socorro às vítimas, que tiveram escoriações leves e passam bem. Segundo informações da guarnição, havia óleo na pista, o que fez o veículo derrapar e o motorista acabou perdendo a direção.

Homem é arrastado de dentro de casa, sequestrado e morto a tiros em Serrinha


Alex Silva Souza, de 25 anos, foi sequestrado e depois morto com um tiro na madrugada desta terça-feira (28), na zona rural de Serrinha. Conforme informações colhidas pela reportagem do PCS, os suspeitos arrastaram a vítima de dentro de casa, no povoado Três Estradas, e a colocaram dentro de um carro.

Ainda segundo apurou o PCS, horas depois o homem foi encontrado morto com uma marca de tiro na cabeça nas proximidades de um posto de saúde, na localidade conhecida como Fazenda Malhadinha. 

Os suspeitos fugiram e não foram localizados, até o momento desta publicação. A motivação e a autoria do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. As informações são do repórter Reny Maia/PCS.

Irmão morto - Assim como Alex, o irmão dele também foi assassinado com vários tiros no dia 8 de janeiro deste ano, no povoado Lagoa Seca, zona rural do município.

Sandro Silva Souza, de 29 anos, foi surpreendido por homens armados enquanto pilotava uma motocicleta. Ele foi a primeira vítima de homicídio em Serrinha em 2019 [relembre aqui].

Repórter sofre tentativa de furto ao vivo durante velório de Gabriel Diniz; assista


Policial militar é morto durante assalto a ônibus em São Cristóvão

r populares:
O policial militar Milton de Sousa Silva morreu após ser baleado durante um assalto a ônibus, na noite desta segunda-feira (27/5), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. O coletivo fazia a linha Paripe-Aeroporto e teria sido abordado por dois criminosos que anunciaram o assalto e roubaram os passageiros. Durante a ação, os suspeitos teriam visto Milton mostrar a identificação de policial e atiraram contra ele.

Em contato com o Aratu On, o comandante da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras), major Francisco Menezes, contou que o motorista do veículo dirigiu desde São Cristóvao até a entrada da corporação, para que os agentes prestassem socorro à vítima. Milton, que era policial reformado, chegou a ser levado para o Hospital Municipal, na Boca da Mata, mas não resistiu aos ferimentos.

Dono de posto de combustível atropela bandidos após ter malote de dinheiro roubado em Santo Antônio de Jesus


O proprietário de um posto de combustível atropelou dois bandidos após ter um malote de dinheiro roubado na manhã desta segunda-feira (27), em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia.

De acordo com o Blog do Valente, um dos suspeitos estava na lanchonete do Posto Cruzeiro do Sul, aguardando a saída de um malote de dinheiro. Quando um dos proprietários do estabelecimento saiu, o criminoso anunciou o assalto e roubou o malote. 




Em seguida, ele fugiu em direção ao Hospital Luís Argolo onde estava o comparsa. Ainda segundo a publicação, eles subiram numa moto e tentaram fugir deflagrando tiros contra a vítima que acabou atropelando a dupla.

Em imagens enviadas à reportagem, é possível ver que um dos bandidos ficou caído no meio da via, enquanto o outro ficou preso embaixo do carro. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e encaminhou os suspeitos para o Hospital Regional.


Um dos bandidos ficou caído no meio da via, enquanto o outro ficou preso embaixo do carro

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Jovem é morto a tiros durante festa de paróquia em Vitória da Conquista; veja vídeo

Rodrigo morreu na hora. Algumas pessoas ainda seguraram e agrediram o homem, identificado pelo prenome Osvaldo, mas ele conseguiu fugir e jogar a arma em um matagal.



A motivação do crime ainda é desconhecida. Osvaldo segue foragido.

Ministério da Justiça prorroga a presença da Força Nacional em Belém


A Força Nacional de Segurança Pública vai ficar mais 18 dias dando apoio às ações de policiamento ostensivo na região metropolitana de Belém. A prorrogação foi solicitada pelo governo paraense e terá “caráter episódico e planejado”, a contar do dia 5 de junho.


De acordo com a portaria do Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27), a presença da Força Nacional ocorrerá nas “ações de policiamento ostensivo, Polícia Judiciária e perícia forense, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

Caberá ao governo do estado dar todo o apoio logístico, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional. “O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Chacina

Mais um suspeito da chacina no bairro Guamá, o mais populoso da capital paraense, o cabo da Polícia Militar Leonardo Fernandes de Lima, entregou-se à polícia na madrugada desse domingo (26), em Belém.

Leonardo teve a prisão decretada e estava foragido. As buscas policiais estão concentradas agora para prender um home identificado como Diel. Segundo as investigações, quatro civis e quatro policiais militares estão entre os envolvidos.

A chacina ocorreu no domingo, dia 19 deste mês, quando vários homens encapuzados entraram em um bar e atiraram na direção das pessoas que estavam em seu interior. Uma delas sobreviveu e está internada em estado grave. Por medida de segurança não teve o nome e o hospital onde se encontra divulgados.

Vídeo: idosa perde os sentidos após levar murro no peito ‘sem motivo’

Imagens registradas por uma câmera de segurança causaram indignação no interior de São Paulo. E, não é à toa. No registro – feito no último dia 14 -, é possível ver um homem caminhando, visivelmente desequilibrado. Num determinando momento, ao passar entre duas mulheres – sendo uma delas, uma idosa -, ele estende os dois braços e golpeia com murros na região do tórax às vítimas.

A mulher se desequilibra e é amparada por uma criança. Já a idosa, segundo após o golpe, acaba perdendo os sentidos e cai no chão. O agressor caminha normalmente como se nada tivesse ocorrido.

Líder do tráfico em localidade de Vera Cruz abre fogo contra a PM e é morto

Edson Gomes Santos Lapa, conhecido como ‘Num”, apontado como líder do tráfico do Olímpico Tairú, no município de Vera Cruz, foi morto no final da manhã de domingo (26/05) em uma ação da 5ª Companhia Independente da PM. De acordo com a fonte do Informe Baiano, o suspeito estava em um veículo Fiat Punto e reagiu a uma abordagem com tiros contra as guarnições, que reagiram. Atingido, ‘Num’ ainda foi socorrido para o Hospital Geral de Itaparica (HGI), mas não resistiu aos ferimentos. Além do veículo, foram apreendidos uma pistola e 86 tabletes pequenos de maconha.

Morre aos 28 anos Gabriel Diniz vítima de acidente aéreo em Sergipe




Morreu no início da arde desta segunda-feira (27) o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, do hit “Jenifer”, após o avião dele cair no povoado Porto do Mato, em Estância, na região sul de Sergipe. Além do cantor, outras duas pessoas também morreram.
De acordo com informação do G1, amigos de Gabriel Diniz reconheceram o corpo do artista entre as vítimas. No local do acidente foi encontrado o passaporte do cantor perto do local do acidente. Na noite deste domingo (26), ele havia feito um show em Feira de Santana (BA).
O cantor se apresentaria, no dia 15 de junho, no Forró du Vale, na Fazenda Verde Vale, em Guanambi, no sudoeste da Bahia.
Nascido em 18 de outubro de 1990, ele é natural de Campo Grande, cresceu em João Pessoa. Seu maior sucesso foi a música “Jenifer”, single que ficou em 1° lugar entre as mais tocadas nas rádios e paradas de streamings de música do Brasil se tornando o hit do verão de 2019.

Manaus: briga entre detentos deixa 15 mortos em presídio Fonte: Agência Brasil


Uma briga entre detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na BR-174, em Manaus, neste  último domingo (26/5) terminou com 15 mortos. O conflito foi confirmado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do governo do estado às 12h30 (horário local). O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção de corpos, e três viaturas foram encaminhadas à unidade.

Crédito da Foto: reprodução / facebook

Segundo o secretário de Administração Penitenciária, coronel Marcos Vinicius Almeida, os crimes foram cometidos durante o horário de visitação na unidade. As vítimas foram assassinadas asfixiadas ou perfuradas com escovas de dentes.”Não foi rebelião. É uma briga de internos. Nunca havia acontecido mortes durante visitas. Alguns morreram dentro da cela com as grades trancadas. Eles cometeram os crimes também em frente aos familiares”, afirmou.

O secretário também informou que não houve reféns, agentes feridos ou fuga de detentos. Questionado sobre denúncias feitas por familiares dos detentos de que policiais em helicópteros atiraram contra presos, ele afirmou que os tiros efetuados não foram direcionados a pessoas e serviram apenas para contenção.

Sobre as motivações para a briga, o titular da Seap disse que uma investigação foi aberta. Enquanto isso, as visitas à unidade estão suspensas. “O Estado não reconhece facções. Estamos investigando o que teria motivado isso. As câmeras internas registraram todos os crimes e vamos encaminhar as informações à Justiça”, afirmou.

Polícia registra assassinato nos Três Riachos

Mais um assassinato foi registrado por volta das 21h15 de ontem (26), em Feira de Santana. O fato foi registrado no km 07 da BR-116 Sul, na Vila Fluminense, no bairro Três Riachos.

A vítima que não portava documentos pessoais foi morta com tiros nas costas, braço e tórax. No mês de maio a polícia já registrou 23 homicídios, elevando 115 crimes no município.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Em abordagem policial, cachorro recebe ‘baculejo’; veja vídeo


Jovem que sofreu acidente de moto em Malhada morre no Hospital Regional de Guanambi

Morreu na manhã desta sexta-feira (24), no Hospital Regional de Guanambi (HRG), o jovem Andrio de Jesus Silva (Negão), de 24 anos, após ter sido vítima de um acidente de moto no município de Malhada, região Sudoeste da Bahia.



De acordo informações, o acidente ocorreu no dia 11 de maio, por volta das 18h30min, quando Andrio e outro homem identificado como Jaison Manoel de Farias (Dai), de 34 anos, seguiam pela BR-030 e nas proximidades do distrito do Julião, após o condutor da moto perder o controle da direção, o veículo desceu uma ribanceira.

No acidente Andrio e Jaison tiveram ferimentos e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados ao Hospital São Geraldo em Malhada. Posteriormente eles foram transferidos para o HRG. Daí recebeu os cuidados médicos e no dia seguinte teve alta da unidade.

Andrio ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRG, mas não resistiu. De acordo informações, o acidente teria sido provocado após um motorista que seguia sentido oposto ao das vítimas não ter baixado os faróis do automóvel.

Após transferência de Agnaldo Timóteo, critérios da regulação são questionados


O plenário do Superior Tribunal Militar (STM) decidiu nesta quinta-feira (23), por 12 votos a 2, soltar nove militares do Exército que estavam presos preventivamente por terem disparado tiros contra o carro em que estava o músico Evaldo Rosa dos Santos, em Guadalupe, na zona oeste do Rio de Janeiro.
O veículo foi atingido por mais de 80 tiros e Evaldo, de 51 anos, morreu na hora. Também baleado, o catador Luciano Macedo, que passava pelo local, morreu dias depois. 
 
Os nove militares do Exército  estão presos desde 8 de abril, dia seguinte ao ocorrido. Após a Justiça Militar ter confirmado a prisão preventiva, eles entraram com um habeas corpus no STM, no qual pediram para ser soltos.
Desde então, eles se tornaram réus no caso, junto com mais 3 militares soldados. Todos os 12 vão responder por homicídio qualificado, tentativa qualificada de homicídio e omissão de socorro. A denúncia foi aceita em 11 de maio pela juíza federal substituta da Justiça Militar, Mariana Queiroz Aquino Campos.
Pela decisão do STM, nenhuma medida alternativa à prisão deve ser imposta enquanto eles aguardam em liberdade o desfecho da ação penal militar. Os ministros ressalvaram, porém, que a juíza de primeira instância pode voltar a decretar a prisão deles caso constate alguma tentativa de obstruir a instrução do processo, por exemplo.
Os militares que devem ser soltos são: o segundo-tenente Ítalo da Silva Nunes, o terceiro-sargento Fabio Henrique Souza Braz da Silva, o cabo Leonardo Oliveira de Souza, e os soldados Gabriel Christian Honorato, Matheus Sant'Anna Claudino, Marlon Conceição da Silva, João Lucas da Costa Gonçalo, Gabriel da Silva de Barros Lins e Vitor Borges de Oliveira.
Julgamento
Nesta quinta-feira, o relator do caso no STM, ministro Lúcio Mário de Barro Góes, reforçou argumentos pela soltura dos militares. Ele entendeu que os corréus não têm antecedentes, possuem endereço fixo e estão em pleno exercício de suas funções nas Forças Armadas, além de não haver provas de que possam tentar atrapalhar as investigações.
Diante disso, “qualquer argumento no sentido de que manutenção da prisão cautelar se faz necessária para preservar o processo penal ou a ordem pública não passa de mera suposição”, disse Góes. “Nada leva a crer que a concessão da liberdade provisória possa trazer algum risco no seio da sociedade”, concordou o ministro Francisco Joseli Parente.  
Votaram com o relator os ministros Carlos Augusto de Souza, Álvaro Luis Pinto, Luis Carlos Gomes Mattos, Odilson Sampaio Benzi, Marco Antônio de Farias, William de Oliveira Barros, Cleonilson Nicácio Silva, Artur Vidigal de Oliveira e Péricles Aurélio Lima de Queiroz.
O ministro José Barroso Filho divergiu em parte. Para ele, o segundo-tenente Ítalo da Silva Nunes deveria permanecer preso, devido à sua condição de oficial, que em tese teria capacidade de prejudicar as investigações. Ele também havia opinado pela imposição de medidas alternativas à prisão, como recolhimento domiciliar noturno, mas ficou vencido nesse ponto.  
A única a divergir totalmente foi a ministra Maria Elizabeth Rocha, que votou pela manutenção de todas as prisões preventivas. Ela destacou a desproporcionalidade da ação dos militares, que segundo apurações preliminares fizeram, no total, mais de 240 disparos de fuzil. A ministra ainda ressaltou que os envolvidos em um primeiro momento “mentiram para o comando e venderam para o comando a versão de que foram atacados”, o que não teria se confirmado posteriormente. 
Agência Brasil 

Vídeo: homem armado com faca assalta funcionárias de financeira em São Caetano


Corpo é resgatado por bombeiros em rio no sul do estado; veja vídeo


Marinha oferece 90 vagas para concurso; salários de mais de R$ 3 mil



O edital para o concurso do Corpo Auxiliar de Praças (CAP) da Marinha foi divulgado. São oferecidas 90 vagas para aqueles que têm o ensino médio técnico completo em uma das áreas abertas. O período de inscrições é de 22 de julho a 16 de agosto e a taxa de inscrição está no valor de R$ 75. Após o Curso de Formação, os aprovados serão nomeados Cabos e terão rendimentos de cerca de R$3.388,83.

As inscrições serão feitas através do site da Marinha e também pelo Posto de Atendimento ao Candidato, das 8h30 às 16h.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Para se inscrever, os homens e mulheres devem ter 18 anos completos e menos de 25 anos no dia 1° de janeiro de 2020. Além de ter o ensino médio técnico, os candidatos devem estar registrados no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, quando existir, e encontrar-se em dia com as obrigações civis e militares.

VAGAS OFERECIDAS

Com total de 90 vagas, estão abertas diversas especialidades: Processamento de Dados (17), Contabilidade (10), Gráfica (7), Estatística (6), Mecânica (6), Metalurgia (6), Enfermagem (5), Meteorologia (5), Motores (5), Radiologia Médica (5), Eletrônica (4), Marcenaria (4), Telecomunicações (4), Administração Hospitalar (3) e Química (3).

ETAPAS DO CONCURSO

Será realizada Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais e Redação. A prova é composta por 50 questões e a bibliografia consta no edital.

Os aprovados na prova realizarão os Eventos Complementares, como a Inpeção de Saúde, o Teste Físico (nadar a distânia de 25 metros em 50 segundos para os homens e um minuto para as mulheres e correr o percurso de 2.400 metros em 16 minutos para os homens e 17 para as mulheres), Avaliação Psicológica, entre outros.

OUTROS CONCURSOS DA MARINHA

Corpo de Saúde da Marinha – Quadro de Médicos (CSM-MD)

O prazo para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 126 é até o dia 27 de maio. O valor poderá ser pago por débito em conta corrente ou pela apresentação do boleto bancário impresso, em qualquer agência bancária, de acordo com o edital.O boleto deverá ser obtido através do site da Marinha.

Colégio Naval (CN)

As inscrições para o Colégio Naval (CN) irão até o dia 29 de maio. Estão abertas 190 vagas. Poderão se inscrever rapazes com 15 anos completos e que tenham menos de 18, no dia 1° de janeiro de 2020, e que tenham o ensino fundamental completo. Os candidatos farão prova de Matemática, Inglês, Português, Estudos Sociais, Ciências e uma redação.

Escola Naval (EN)

O período de inscrições para o concurso da Escola Naval é de cinco de junho a cinco de julho. São ofertadas 31 vagas para homens e mulheres com 18 anos e menos de 23, no dia 1° de janeiro de 2020, e que tenham o nível médio completo. Os candidatos realizarão prova de Matemática, Inglês, Física, Português e uma redação.

Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA)

O edital para este concurso está com previsão de ser publicado até o dia 31 de maio.

SERVIÇO

Concurso Público para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças 2019

Site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br

Período de inscrição: 22/07/2019 a 16/08/2019

Taxa de inscrição: R$ 75
Informação ao candidato: sspm.ingresso@marinha.mil.br
Informação à imprensa: rafaela.tayao@marinha.mil.br

Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval 2019

Site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br

Período de inscrição: até o dia 29/05/2019

Taxa de inscrição: R$ 105
Informação ao candidato: sspm.ingresso@marinha.mil.br
Informação à imprensa: rafaela.tayao@marinha.mil.br

Concurso Público de Admissão à Escola Naval 2019

Site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br

Período de inscrição: 05/06/2019 a 05/07/2019

Taxa de inscrição: R$ 106
Informação ao candidato: sspm.ingresso@marinha.mil.br
Informação à imprensa: rafaela.tayao@marinha.mil.br

Homem é preso e adolescentes são procurados por tentativa de latrocínio em Antas



A polícia está à procura de dois adolescentes envolvidos numa tentativa de latrocínio, contra o dono de um mercadinho, no povoado Duas Serras, zona rural da cidade de Antas. Um homem identificado como Adailton Jesus de Carvalho, o “Galego Do Mel”, que também está envolvido no crime, foi preso em flagrante.

De acordo com o delegado Rodrigo de Albuquerque, titular da DT/Antas, informou que o Galego daria fuga aos adolescentes após o roubo, ocorrido na quinta-feira (23). Os garotos fugiram em direção a uma mata e equipes das polícias Civil e Militar realizam buscas na região.

Mandado - Já o assaltante José Adailton Oliveira Nobre teve a prisão decretada após assaltar um transeunte em Antas, levando seu celular, e em seguida roubar uma farmácia, na cidade de Novo Triunfo. No momento da prisão, ele estava, ainda, com um revólver utilizado nos crimes e um veículo roubado. José Adailton foi capturado na cidade de Fátima e ficará custodiado à disposição da Justiça.

Ainda na quinta-feira (23), a polícia prendeu em flagrante por posse ilegal de arma, um comparsa de Adailton, identificado como Charlon Antônio Reis de Castro. Uma adolescente que praticava assaltos com a dupla e é companheira de Adailton, também foi apreendida e encaminhada ao Ministério Público.

Participaram da ação, que resultou nas prisões e na apreensão da garota, policiais da DT/ Antas, DT/Cícero Dantas e policiais militares da cidade de Novo Triunfo.

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...