terça-feira, 20 de março de 2018

Petrobras irá manter funcionários da Fafen/SE

A direção da Petrobras informa que manterá os 272 funcionários da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE) e procurará diminuir o impacto social no município de Laranjeiras, onde a indústria é instalada.


Essa informação foi confirmada durante entrevista por telefone com os diretores da empresa, logo após a divulgação de que a Petrobras sairá do ramo de fertilizantes e fechará as fábricas de Sergipe e da Bahia.

Atualmente as duas fábricas atendiam 15% do fertilizante necessário de todo o país, mas a principal explicação para os constantes prejuízos da fábrica em Sergipe foram a baixa competitividade pelo custo do gás e a distância da planta dos maiores consumidores.

Prejuízo
O diretor executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino, informa que a possibilidade de fechamento da fábrica iniciou no ano de 2016, quando analisaram o portfólio de negócios da empresa e perceberam que alguns negócios davam prejuízos.

De acordo com os dados daquele momento, a Fafen/SE estava apontando um prejuízo de R$ 600 milhões ao ano. “Avaliamos para ver a possibilidade de reverter a situação, mas os resultados permaneciam ruins e negativos. E assim, sem perspectivas e como administrador público declaramos que iremos sair do negócio de fertilizantes”, explica.

Assim, ele descarta que a falta de investimento na fábrica e em sua planta, tanto reclamada pelo sindicato local em anos anteriores, não foi o motivo do fechamento da mesma.

Próximos Passos
Daniel Sales, gerente executivo da área, cita que a Petrobras vai hibernar a Fafen/SE, para que possam futuramente vender seus equipamentos. Os clientes serão informados das mudanças e os funcionários da empresa serão realocados, atendendo aos interesses da empresa e dos empregados. “Quanto aos funcionários terceirizados, não tenho como quantificar no momento, mas só realocaremos os funcionários da empresa”, diz.

Os gerentes entraram em contato com o prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck , na manhã desta terça-feira, 20, para informar que a Petrobras irá implementar um plano de responsabilidade social no município. “Não podemos adiantar antes de fecharmos com o gestor da cidade, mas será um conjunto de projetos sociais. Estamos aguardando o prefeito também listar as prioridades da cidade e iremos nos reunir no Rio de Janeiro nos próximos dias”, conta.

por Raquel Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...