segunda-feira, 17 de outubro de 2016

DECISÃO: Tribunal nega pedido de ampliação de limites para dedução do imposto de renda de despesas com educação




DECISÃO:  Tribunal nega pedido de ampliação de limites para dedução do imposto de renda de despesas com educação
 A 7ª Turma do TRF da 1ª Região negou provimento à apelação do Sindicato dos Técnicos da Fazenda do Estado do Piauí (SINTFEPI) contra a sentença da 5ª Vara da Seção Judiciária do Piauí que julgou improcedente o pedido da parte autora quanto ao direito dos seus associados da dedução integral das despesas com educação da base de cálculo do imposto de renda pessoa física (IRPF).
Ao analisar o caso, o relator, juiz federal convocado Rodrigo Rigamonte Fonseca, acompanhou a orientação jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de que, ante a impossibilidade de o Poder Judiciário atuar como legislador positivo, não é possível ampliar os limites estabelecidos em lei para dedução da base de cálculo do imposto de renda de gastos com educação.
O magistrado destacou que ao se manifestar sobre a matéria, o TRF1 adota idêntico posicionamento de que é constitucional o limite estabelecido para dedução da base de cálculo do imposto de renda das despesas realizadas a título de educação.
Com esses argumentos, o Colegiado negou provimento ao recurso.
A decisão foi unânime.
Processo nº: 0004923-44.2014.4.01.4000/PI

Data de julgamento: 16.08.2016
Data de publicação: 26.08.2016
VC
Assessoria de Comunicação 
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...