terça-feira, 31 de outubro de 2017

Empresa que explora o transporte público em Feira pede Recuperação Judicial; e agora José?


A Empresa de transporte coletivo instalada em Feira de Santana desde 2015, a Auto Ônibus São João Ltda, deu entrada na Justiça com pedido de Recuperação Judicial. O número do processo é 0513460-43.2017.8.05.0080 e está na 2ª Vara de Feitos de Rel de Cons. Civil e Comerciais de Feira de Santana. A empresa São João, com o argumento das dificuldades econômico-financeiras pede: suspensão temporária de protestos de títulos, ciência aos credores interessados e dos prazos para habilitação dos créditos. A Justiça determinou perícia para apurar as alegações.

O assunto foi discutido durante a sessão ordinária desta terça-feira (31), na Câmara Municipal de Feira de Santana. O presidente do legislativo, vereador José Carneiro (PSDB), repercutiu o discurso do colega Roberto Tourinho (PV), sobre o pedido de Recuperação Judicial, protocolado pela Empresa São João, e disse que está preocupado. “Realmente é uma situação preocupante. Diria que o sistema de transporte coletivo de Feira de Santana sempre foi o ‘calcanhar de Aquiles’ de todos os governantes.

Em aparte, o vereador Roberto Tourinho explicou o pedido. “Agora falo como advogado: a recuperação judicial é cabível quando uma empresa não tem condição de pagar aos credores. Faz o pedido à Justiça e tem o prazo de seis meses para apresentar a ela a forma como vai pagar os fornecedores. Fico triste com esta situação porque para o BRT funcionar as empresas precisarão colocar ônibus articulados e na licitação onde a Rosa e São João foram vencedoras tinha esse critério. O ônibus articulado é aquele que tem a porta do lado esquerdo, para que os passageiros tenham acessos aos abrigos. Espero que essa situação seja superada e que a empresa não deixe Feira de Santana”, afirmou.

Por sua vez, o vereador Alberto Nery (PT), relatou que conhece bem o sistema de transporte e observa que a recuperação judicial é uma manobra para que as empresas não tenha redução de lucros. “No passado muitas empresas sonegavam impostos, não arcavam com despesas trabalhistas e aplicavam os recursos em outros estados. Ultimamente surgiu a recuperação judicial e isso virou uma prática entre as empresas. O que não podemos permitir é que elas deixem de arcar com os direitos dos trabalhadores e que isto não seja um argumento para aumentar o valor da tarifa de ônibus. Porém, só saberemos a veracidade desse pedido se houver uma auditoria. Não podemos negar que houve investimento e eles não vão tirar do bolso para dar a ninguém”, pontuou.

Em aparte, o vereador Edvaldo Lima (PP) afirmou conhecer todas as jogadas e armadilhas dos empresários do transporte coletivo. “O que Tourinho colocou nada mais é que eles estão pedindo a recuperação para terem argumento para aumentar o valor da tarifa do ônibus. Eles querem colocar para a sociedade e para o Município que do jeito que está não está bom. Essa é uma prática comum dos empresários de ônibus”, observou.

A prefeitura de Feira de Santana ainda não se pronunciou sobre o assunto.

As informações são do portal Bahia na Política e site da CMFS , com imagem ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...