Em janeiro de 2019, segundo pesquisa da XP/Ipespe, 63% dos apoiadores de Bolsonaro alimentavam uma expectativa positiva para o restante do mandato. Novo levantamento do instituto, divulgado nesta quinta-feira (16), pelo jornal Estadão, aponta para uma queda de 23 pontos nesse item.
Ou seja, agora 43% dos apoiadores acreditam que ele fará um bom governo até o final do mandato. Os números mostram que Bolsonaro inicia o segundo ano de sua gestão registrando oscilações negativas de popularidade, se comparado com 2019.
Segundo a pesquisa, o governo foi classificado como “ruim e péssimo” por 39% dos entrevistados. Trata-se do mesmo índice desde novembro, mas há um ano apenas 20% tinham o mesmo julgamento. Os que achavam o governo “ótimo ou bom” em janeiro de 2019 eram 40% contra 32% atuais.
A avaliação é que contribuíram para a oscilação negativa a votação da impopular reforma da Previdência, dificuldades de relacionamento com o Congresso e diminuição de recursos em áreas essenciais como saúde e educação. O desemprego de quase 12 milhões de trabalhadores entrou na conta dos avaliadores.
Com informações do Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário