A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (13/5), que a Covid-19 pode se transformar em uma doença endêmica e nunca desaparecer, se ações firmes não forem tomadas. No caso de uma endemia, a transmissão se manifesta apenas numa determinada região e não se espalha para outras comunidades.
Michael Ryan, diretor de operações da OMS, admitiu que existem vários cenários para o futuro da doença. "Temos um novo virus entrando na população pela primeira vez. Portanto, é muito difícil prever quando vamos vencer", declarou ele. 
Ele também citou o vírus do HIV, ao explicar que a sociedade precisou se adaptar à doença causada por ele, e que pode precisar fazer o mesmo com relação ao coronavírus. "É importante colocar isso sobre a mesa. Esse vírus pode se tornar mais um vírus endêmico em nossa comunidade e pode nunca desaparecer. O HIV nunca desapareceu. Encontramos as terapias e as pessoas não têm mais o mesmo medo", disse, complementando ainda que precisa ser "realista".
Ryan defendeu também que, mesmo com a chegada de uma eventual vacina, pode ser que não haja um controle rápido da doença: "a ciência pode vir com uma vacina. Mas depois teremos de dar e as pessoas vão ter de aceitar tomar [...] Não há promessas, nem datas, pode ser um problema de longo prazo ou não". O diretor de operações esclareceu que o mundo precisará de apoio político, financeiro e da comunidade.