quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Verão: urologista alerta para risco de infecção urinária

                                                     Urologista Luciano Albuquerque esclarece dúvidas (Foto: Portal Infonet)


Você certamente deve saber que se hidratar bem traz grandes benefícios para o nosso organismo e evita uma série de doenças e complicações, não é? Mas nesta época do ano, em que as temperaturas estão mais altas que o normal, é fundamental se atentar ainda mais para isso. Uma das complicações mais comuns nesta época, por conta da desidratação é a infecção urinária. Por isso, nós conversamos com o urologista Luciano Albuquerque para esclarecer as dúvidas sobre o problema que atinge principalmente as mulheres. Confira!

Portal Infonet – O que causa a infecção urinária?
Luciano Albuquerque – Ela é causada por conta de acúmulo de bactérias, que podem penetrar e levar a infecção, os estreitamentos de uretra causados por alguma pancada, aumento no volume da próstata e incontinência urinária.

Infonet – Quais são os principais sintomas?
LA – Aumento da frequência urinária, a urgência para ir ao banheiro, pequena quantidade de urina, e febre. A febre apesar de não ser frequente, pode acontecer, mas nesse caso já vai ser uma infecção urinária complicada.

Infonet- A infecção urinária é mais comum em homens ou mulheres?
LA- A infecção urinária é sempre mais comum na mulher, no homem é pouco frequente. A uretra do homem é longa e tortuosa, já a mulher tem uma uretra curta e reta, então existe uma facilidade de contaminação na urina muito mais fácil na mulher do que no homem. Porém, quando existe o envelhecimento, a partir dos 40 anos, a próstata é um fator obstrutivo que desenvolve, vai provocar obstrução na uretra e consequente aumento da infecção no homem. E na terceira idade ela volta a ser mais comum na mulher por conta do envelhecimento da bexiga.

Infonet – Na época do verão a infecção urinária é realmente mais comum?
LA – A infecção urinária não é mais comum por conta da temperatura, o calor não influencia. O que pode acontecer, é que nessa época existe mais desidratação, então você pode ter mais sintomas pela concentração urinária que vai estar mais aumentada. Existe uma desidratação, a urina fica mais concentrada e você pode ter sintomas irritativos, mas não significa que isso seja infecção.

Infonet – Usar roupas molhadas pode causar infecção ou é só um mito?
LA – Roupas molhadas ou apertadas não vão causar infecção urinária, o que pode ocorrer são sintomas irritativos na região genital provocando as dermatites. São infecções genitais externas e não infecção urinária.

Infonet – O risco de adquirir a infecção urinária é maior em mulheres grávidas? Pode trazer algum risco para o bebê?
LA – Pode ser mais frequente por causa da dilatação do trato urinário. Se a infecção não for tratada pode trazer riscos, como parto prematuro,  infecção generalizada, mas se for uma infecção baixa é tratada facilmente.

Infonet – Como o tratamento é feito?
LA - Sempre através de antibióticos, não existe tratamentos alternativos.
Infonet – Quais comportamentos são recomendados para evitarmos o problema?
LA – Hidratação. A hidratação é importante em toda nossa vida, mas na época do calor ela é mais importante. Além disso, é importante também urinar pelo menos a cada duas horas, não retardar a micção.

por Yago de Andrade e Jéssica França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...