A delegada Emília Ferraz tomou posse, nesta quinta-feira (20), como nova titular da Polícia Civil do Amazonas, tornando-se a primeira mulher a comandar a instituição. O vice-governador Carlos Almeida deu posse à delegada-geral na sede do Governo do Estado, na Compensa, zona oeste da capital, em reunião que contou com a presença da cúpula da Segurança Pública.
O governador Wilson Lima anunciou a mudança no comando da Polícia Civil na última segunda-feira (17), durante a inauguração da sede do Departamento de Crime Organizado (DRCO). Na ocasião, ele disse que o combate ao tráfico de drogas será intensificado.
Para a delegada-geral, a missão recebida representa não só um marco na instituição, mas na sua trajetória de duas décadas de dedicação à Segurança Pública do Amazonas.
“É uma honra imensurável dirigir a instituição da qual eu faço parte há quase 20 anos, então a forma de eu retribuir tamanha confiança é com muito trabalho e muita lealdade”, afirmou Emília Ferraz. “A marca que pretendo imprimir é de proximidade com a população, e, principalmente, resolver o que mais aflige a cada indivíduo e cidadão que hoje está na sua casa”.
Ela ressaltou que a Polícia Civil continuará atuando de forma integrada com as demais forças da Segurança Pública, algo essencial para o êxito no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Amazonas, em especial no combate ao tráfico de drogas.
“Em março será lançado o Plano de Governo de Segurança Pública, onde consta todas as diretrizes que nós vamos seguir. O mote da segurança hoje é o trabalho integrado, todo o nosso trabalho é integrado com a Secretaria de Segurança Pública e com a Polícia Militar, então é um trabalho conjunto, são diretrizes que todas as polícias vão seguir na rigorosidade e no combate ostensivo ao tráfico de drogas”, disse ela.
De acordo com o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel Louismar Bonates, a troca de comando na Delegacia-Geral é fruto de adequações na política de segurança que começou a ser implantada no início de 2019.
“O governador resolveu trazer a delegada Emília para a Polícia Civil, o delegado Lázaro (Ramos) assume outra função, e a intenção realmente é dinamizar os trabalhos, por isso essa mudança agora, com nova roupagem, novo olhar, um olhar feminino inclusive, para a segurança pública através da Polícia Civil”, comentou o secretário.
Trajetória – Formada em Direito, com mestrado em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Emília Ferraz é delegada de carreira da Polícia Civil desde 2001. Nascida no Piauí, ela recebeu o título de cidadã amazonense em 2019 pelos serviços prestados à população.
A primeira lotação ocorreu no 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Novo Israel. Atuou também no 12º e 20º DIPs e Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv). Exerceu função no Departamento de Polícia do Interior (DPI) e Departamento de Administração e Finança (DAF) da Polícia Civil. Em 2008, foi designada para assumir a direção do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), sendo a primeira mulher a responder pela diretoria daquele departamento.
A delegada Emília Ferraz ficou à frente do DRCO por quase cinco anos, até ser convidada para assumir a função de corregedora-auxiliar e, posteriormente, corregedora-geral adjunta na Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública, onde atuou em casos complexos, como o massacre ocorrido em janeiro de 2017, durante rebeliões no Sistema Prisional do Estado. Recentemente, presidiu o Sindicato dos Delegados de Polícia do Amazonas (Sindepol-AM).
*Com informações da assessoria