segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O veículo estava na BR-040, sentido Rio de Janeiro, quando o motorista perdeu o controle da direção. O ônibus acabou tombando no km 760, próximo ao município de Ewbank da Câmara, na Zona da Mata.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 2h30, o veículo atingiu a canaleta após o condutor perder o controle da direção, tombando logo em seguida. Uma mulher de 59 anos ficou presa pelo tórax embaixo de uma parte da estrutura do veículo e acabou morrendo no local.


Uma outra vítima – um homem de 45 anos – também ficou preso em outra coluna da estrutura do ônibus. Ele foi retirado do local em estado grave e encaminhado ao pronto-socorro de Juiz de Fora, também na Zona da Mata.


Além desses, outras 43 pessoas também ficaram feridas. Elas foram amparadas por equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhadas a um hospital para receber atendimento médico.


Durante o atendimento, a rodovia ficou bloqueada no sentido Juiz de Fora. Uma equipe da Polícia Civil também esteve no local para realizar a perícia.


Acidentes se espalham pelo estado

Esse não foi o primeiro acidente a deixar mortos em Minas Gerais neste início de feriado prolongado. Ainda nesse sábado (9), um idoso de 70 anos morreu após perder o controle da direção e bater em um ônibus no município de Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte.


No mesmo dia, em Timóteo, no Triângulo Mineiro, um motociclista ficou gravemente ferido após ser arremessado para o alto ao bater na traseira de um carro. O garupa também foi jogado para o ar e teve ferimentos graves (veja mais aqui).


Ainda na manhã do sábado, os bombeiros resgataram uma jovem de 28 anos que ficou presa às ferragens do carro após bater em um caminhão na BR-267. O acidente aconteceu na altura da cidade de Bom Jardim de Minas, no Sul do estado, e ela foi encaminhada a um hospital com fraturas expostas nas duas pernas e no braço.

‘Seu cabelo assusta’: Homem dispara ofensas racistas contra modelo em rua de BH e jovem reage

Pelo Instagram, a jovem publicou parte das ofensas e disse que não vai se calar (Reprodução/@ludmilacassemiro/Instagram)


O relato cheio de indignação de uma jovem de BH ganhou as redes sociais neste fim de semana. Em um vídeo publicado no Instagram, Ludmila Cassemiro, de 21 anos, narra um revoltante episódio de racismo sofrido por ela enquanto ia para a academia na tarde desse sábado (9).

No o vídeo, a modelo, ativista e comunicadora conta que foi surpreendida por um homem que começou a ofendê-la, falando que seu cabelo “o assustava”. O caso aconteceu no bairro Cachoeirinha, na região Noroeste de BH, e a jovem gravou uma parte das ofensas. Ao BHAZ, ela contou que vai denunciá-lo às autoridades (veja abaixo).


‘Fiquei muito nervosa’

Em conversa com BHAZ na tarde de hoje (10), a modelo disse que não conhecia o homem e que pretende levar o vídeo ao Ministério Público para denunciá-lo por injúria racial. Ela conta que as ofensas começaram de forma repentina e que ela ficou muito assustada ao se ver naquela situação.

“Eu estava caminhando e esse cara veio na minha direção. Eu ia desejar boa tarde pra ele, mas, na hora que eu abri a boca, ele já veio me agredindo, já veio gritando comigo, falando que o meu cabelo o incomodava”, conta a jovem.


Segundo ela, o homem chegou a dizer que ela devia “evitar passar lá porque meu cabelo era desproporcional e que ninguém tinha a obrigação de olhar pra ele”, relata. “No momento eu fiquei muito nervosa, não consegui gravar o rosto dele direito, não consegui pegar mais informações, mas ele já chegou me agredindo, sabe?”, relembra.


‘Acontece todos os dias’

Infelizmente, essa está longe de ser a primeira vez que a modelo escuta falas ofensivas sobre a sua aparência. Cansada de se calar, ela tem a esperança de que seu relato faça barulho e que de alguma forma traga justiça.


“Todos os dias isso acontece e sempre que eu falo as pessoas invalidam a minha voz, elas não acreditam que isso acontece. Então naquele momento eu vi uma oportunidade de gravar e mostrar pras pessoas que eu falo a verdade quando digo que as pessoas realmente me param na rua pra comentar negativamente sobre os meus traços, sobre o meu cabelo”, conta ao BHAZ.


Ela explica ainda que, em grande parte das vezes, o preconceito acontece de forma “velada”, mas que nem por isso deve ser normalizado. Para ela, a mensagem que fica é a de que ela não deve se calar.


“A gente acaba se acostumando com esse tipo de situação. Não deveríamos, mas a gente acostuma. Não só onde eu moro, mas em outros lugares onde eu tento ter acesso, como locais de trabalho, ou quando eu tento me inscrever em um curso novo, em uma vaga nova de emprego, eu sempre sou retirada dali sob a justificativa de não me enquadrar naquele padrão”, relata Ludmila.


Mensagens de apoio

O vídeo foi publicado por Ludmila na noite de sábado (9) e já foi visto quase duas mil vezes. Entre as dezenas de comentários, diversas pessoas aplaudiram a coragem da jovem em expor uma situação tão difícil, ainda que corriqueira.


“Que bom que você conseguiu falar, nem sempre é fácil falar, em muitas situações eu confesso que não tive forças pra tanto. Acolhi na sua resposta as vezes que eu não consegui revidar. Obrigada por isso. Acho que nunca é fácil passar por isso. Qualquer coisa ‘liga nois’, rainha!”, escreveu a rapper Tamara Franklin.


Mas em meio ao apoio, a jovem conta que também tem recebido ofensas. Apesar disso, ela não pretende deixar o episódio passar impune.


“Algumas pessoas me criticaram, mas eu tô preferindo me agarrar nas mensagens de apoio, porque elas são um conforto emocional muito grande pra mim. A gente não consegue ter voz sozinho, a gente não tem a nossa voz validada se a gente não faz esse mutirão”, conclui.


Edição: Giovanna Fávero

sábado, 9 de outubro de 2021

O vídeo com Marcos do Val obriga a CPI da Covid a reconvocar Carlos Wizard a depor

 EM JUNHO deste ano, a CPI da Covid recebeu um vídeo que confirmou a suspeita dos senadores sobre a existência de um Ministério da Saúde não oficial, que ficou conhecido como gabinete paralelo. Nele, é possível ver Bolsonaro em uma reunião com Osmar Terra e outros médicos negacionistas defendendo o tratamento precoce com remédios comprovadamente ineficazes contra covid.










Lá também estava o biólogo negacionista Paolo Zanotto, grande amigo de Jair Bolsonaro e contra a vacinação em massa. No vídeo, Zanotto fala abertamente sobre o gabinete paralelo, o qual ele chama de “shadow board” e coloca em dúvidas a eficácia da vacinação — contrariando todas as evidências científicas. As imagens da reunião deixaram claro porque Pazuello foi negligente no processo de compra das vacinas. Ele não era o ministro de fato, mas uma marionete comandada pelas decisões desse gabinete paralelo.


Assine nossa newsletter gratuita

Conteúdo exclusivo. Direto na sua caixa de entrada.

Eu topo

No mês passado, apareceu mais um vídeo do gabinete paralelo. Dessa vez, Zanotto aparece em uma reunião online com Pedro Batista Jr., diretor-executivo da Prevent Senior. A conversa entre os dois deixou claro que o protocolo macabro idealizado pela Prevent Senior para aplicar os medicamentos do kit covid em pacientes era de conhecimento do governo federal. O gabinete paralelo não só sabia que a Prevent Senior tratava pacientes como cobaias humanas como acompanhou de perto os experimentos.


Nesta semana, o Intercept publicou um outro vídeo que traz novos elementos sobre o gabinete paralelo. As imagens mostram uma reunião online secreta em junho deste ano comandada pelo empresário Carlos Wizard. Wizard é aquele bilionário bolsonarista que fugiu da CPI como o diabo foge da cruz, e quando finalmente apareceu, preferiu se esconder atrás da Bíblia e fazer proselitismo religioso.


O empresário carola teve a oportunidade de demonstrar sua inocência na CPI, mas preferiu se proteger atrás de um habeas corpus. O silêncio soou como um berro de confissão de culpa. Se ele ficou quieto na CPI para não se incriminar, no escurinho da reunião secreta ele era o mais falante e atuava claramente como um coordenador das ações negacionistas do gabinete paralelo.


No vídeo, Wizard parece atuar como um diretor-executivo do gabinete das sombras. Médicos representantes de 27 estados participaram da reunião. Entre eles estava Emmanuel Fortes, um dos vice-presidentes do Conselho Federal de Medicina, o CFM. Suas declarações no vídeo confirmam que a entidade trabalha 100% alinhada ao governo na implementação do tratamento precoce em massa. Fortes chegou a dizer na reunião que é “mais seguro” para médicos receitar do que não receitar a cloroquina — o que, já naquele momento, contrariava todas as evidências científicas.


O médico nunca escondeu sua admiração por Jair Bolsonaro. Pelo contrário, fez questão de demonstrar isso ao publicar uma foto ao lado do presidente em suas redes sociais em março deste ano. O vice-presidente do CFM aproveitou a postagem para tecer elogios e prometer fidelidade ao genocida em suas redes sociais: “Estive em solenidade onde estava o presidente Bolsonaro e aproveitei para fazer o registro e declarar que continuo confiando em seu governo”. E completou prometendo apoio à sua reeleição e contando uma série de mentiras sobre a atuação do presidente na presidência: “Estarei consigo em 2022 porque, nesses últimos trinta anos foi o presidente que mais investiu em construir a infraestrutura em normativos, leis, decretos, portarias e programas para efetivamente termos políticas de estado, não políticas de governo”.


A presença de Fortes nessa reunião e em diversas outras lives públicas com médicos negacionistas do Médicos pela Vida demonstram como o CFM investiu diretamente no impulsionamento das mentiras sobre o kit covid.

Casal é executado em frente ao filho de dez meses; criança foi deixada com corpos

Um casal foi executado nesta sexta-feira (8/10) na cidade de Alto Garças, no Mato Grosso. O filho das vítimas, de apenas dez meses, presenciou a cena e foi deixado entre os corpos.

Vídeos mostram a criança chorando, entre os pais mortos. O menino ficou com o braço ensanguentado, mas não foi ferido na ação.

Segundo o site Agora MT, o autor dos disparos estava em uma motocicleta e o duplo homicídio aconteceu em plena luz do dia. O motivo cogitado é um possível acerto de contas com o crime organizado.

 

🔴 O IMPÉRIO DOS SENTIDOS FORJADOS – A destruição do Brasil recebe Pedro Serrano


 

Policiais são recebidos a tiros no Buracão; bandidos ainda lançaram uma granada

 Policiais são recebidos a tiros no Buracão; bandidos ainda lançaram uma granada

Uma guarnição da Polícia Militar foi surpreendida na tarde desta sexta-feira(8/10) por tiros e uma granada, por indivíduos na localidade conhecida por Buracão. Os policias da 23° CIPM estavam realizando a Operação Polo em apoio ao CPRC- Central, quando aconteceu o ocorrido. 

A polícia informou que na fuga, foi abandonada uma mochila com dois carregadores, um aparelho celular e um caderno com anotações. Todos os materiais foram apresentados na Central de Flagrantes.

Serrinha: Após sofrer duas tentativas de assassinato e perder pai e esposa, homem é morto a tiros

Danilo Lisboa de Oliveira, de 39 anos, conhecido como "Dani da Santa", foi morto com pelo menos nove tiros em frente a um bar, na Avenida Luiz Viana Filho, em Serrinha. O crime aconteceu por volta das 19h50 desta sexta-feira (8). A vítima era suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.



A Polícia Militar disse que foi informada sobre os disparos de arma de fogo e encaminhou uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) ao local. No estabelecimento, a vítima foi encontrada agonizando e sendo socorrida por familiares.






Danilo morava no bairro da Santa, a poucos metros do local onde foi morto. A polícia ainda não conseguiu elucidar o que a vítima fazia no local e quantas pessoas teriam praticado o crime. Contudo, a polícia informou que Danilo já havia sido vítima de outras duas tentativas de homicídio, por isso, a polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas.



A primeira tentativa de homicídio contra Danilo foi em dezembro de 2009. Dois homens armados invadiram a casa onde ele estava e efetuaram vários tiros. Como não conseguiram acertá-lo, os criminosos executaram o pai dele, o comerciante José Lisboa de Oliveira [relembre aqui].

O outro atentado a tiros foi no dia 13 de março deste ano. Na ocasião, Danilo e a esposa, Milena Pereira de Jesus, estavam nas imediações da quadra de esportes do bairro da Santa quando homens armados se aproximaram e efetuaram disparos contra o casal. Os tiros atingiram a mulher, que morreu ainda no local, enquanto a marido conseguiu fugir [relembre aqui].

A morte está sendo apurada pela Delegacia Territorial (DT), que vai investigar em quais circunstâncias o homicídio foi praticado. Além disso, a motivação e autoria também devem ser levantadas pela Polícia Civil.


                           Antes de ser assassinado, ele já havia sofrido outras duas tentativas de homicídio

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Musa do tráfico’, Carlinha do Laço foi assassinada por ter se negado a manter relação com traficante, diz polícia

O suspeito de assassinar Carla Nadiele Moreira da Silva, conhecida como Carlinha do Laço, foi preso em Salvador. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (21/06) pela Polícia Civil, que conduz as investigações. Segundo o órgão, a vítima foi morta depois de se negar a manter um relacionamento com Diego Veloso Brandão Rosa, o ‘Macaule’, apontado como traficante.


O suspeito possuía um mandado de prisão temporária em aberto desde a data crime, que aconteceu em 27 de dezembro de 2015, no bairro da Fazenda Grande do Retiro. A polícia relatou que Diego foi encontrado no bairro do Arenoso com um carro de placa adulterada.


Os investigadores descobriram que ‘Macaule’ costumava usar um Celta, vermelho, e alertaram todas as equipes. Uma guarnição da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CPIM), que fazia o policiamento na região de Tancredo Neves, identificou o veículo na madrugada de domingo (19/6), e o interceptou.


Ao perceber que o chassi do carro não correspondia com a placa que estava no documento, o suspeito foi detido e conduzido à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Antes, diz ainda a Polícia Civil, o homem ainda tentou subornar a equipe da 23ª CIPM, oferecendo a quantia de R$ 2 mil e uma pistola 9mm. O dinheiro e arma foram apreendidos pelos policiais.


O CASO


Carla Nadiele foi morta com nove tiros no rosto e seu corpo foi deixado próximo a um lixo. Na oportunidade, pessoas do próprio bairro disseram que a jovem teria envolvimento com traficantes da área, o que teria lhe rendido a fama de ?musa do tráfico?. No entanto, a mãe da jovem, Nadia Pimentel, negou que a jovem tivesse algum tipo de envolvimento com o tráfico de droga.


Outros dois homens foram presos suspeitos de terem participação no homicídio. Elton Vinícios Bispo Freitas, conhecido como ?Acarajé?, foi encontrado no início de março. Ele nega qualquer envolvimento no caso e é apontado pela polícia como líder do tráfico de drogas na região da Fazenda Grande do Retiro.


O segundo apontado como auxiliar do grupo a ser flagrado foi Ítalo Pereira Pires, conhecido como ?Canário?. Ele foi encontrado no Bairro do Bom Juá e também nega qualquer ligação com a morte de Carla Nadiele.

 

Mãe e filho morrem afogados em represa na zona rural de Barrocas






Na manhã desta sexta-feira (8), Lucineide de Jesus Oliveira, de 41 anos, e o filho dela, Ismael de Jesus Oliveira, de 7 anos, morreram afogados em uma represa no povoado Lagoa do Velho, em Barrocas. Segundo informações da Polícia Civil, os dois já foram encontrados sem vida. Até o momento, os policiais não conseguiram informações concretas de como os afogamentos aconteceram, pois no local não havia testemunhas.

A suspeita inicial é de que mãe e o filho teriam ido ao local para pegar água e o menino teria caído na represa. A mulher então teria pulado na água para salvar o filho, mas também se afogou.

Conforme relatos, a mulher foi retirada da água por moradores da comunidade por volta das 8h. Já o corpo do menino foi localizado cerca de duas horas depois de as buscas começarem. 

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Polícia Civil informou ao PCS que irá continuar com as investigações e os procedimentos do caso.

Adolescente de 13 anos é sequestrada pelo namorado e mantida presa no interior da Bahia

Um homem de 23 anos foi preso nesta quinta-feira (7/10), após manter uma garota de 13 anos, em cárcere privado. De acordo com a polícia, ele mudou-se com a garota para Presidente Tancredo Neves, onde realizou os crimes de violência doméstica e cárcere privado.

A prisão partiu das investigações feitas pela Polícia de Trancoso, no sul da Bahia, de onde a adolescente havia sido levada pelo namorado. Ela foi encontrada em Valença, a 255 quilômetros de Salvador.

O suspeito fugiu com a vítima após a chegada das equipes na região do Alto Bonito. Ele ficou escondido em um sítio vizinho, mantendo a adolescente como refém. Uma parte da equipe manteve comunicação à distância, enquanto outros policiais faziam um caminho alternativo pela vegetação e conseguiram capturá-lo. 

Ele irá responder por sequestro, cárcere privado e estupro de vulnerável. O suspeito foi detido e encaminhado para a delegacia de Valença, enquanto a garota foi encaminhada ao Conselho Tutelar, para que fossem adotadas as medidas pertinentes.

 

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Um dos traficantes mais perigosos da Bahia, Fal é 'esfaqueado' em cadeia de Salvador

 


Um dos traficantes mais perigosos da Bahia, Fal é 'esfaqueado' em cadeia de Salvador

Considerado um dos traficantes mais perigosos da Bahia, Fagner Sousa da Silva, o Fal, de 40 anos, deu entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), após ser golpeado por um objeto perfuro-cortante no Conjunto Penal Masculino de Salvador, nesta quinta-feira (22/4). Ainda não há informações sobre seu estado de saúde nem o que teria motivado a agressão na cadeia.

Fundador da facção "Tropa do A", que agia na capital baiana e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Fal foi preso pela última vez em novembro de 2020, durante operação policial. Na época, ele fazia parte de uma organização criminosa que movimentava R$ 2 milhões por mês.

Mesmo detido, ele continuava comandando ações criminosas. 

HISTÓRICO 

A "Tropa do A" movimentava R$ 2 milhões por mês com tráfico de drogas, roubos a bancos e lavagem de dinheiro. Em novembro de 2020, durante a Operação Ícaro, 14 mandados foram cumpridos por equipes do Draco, CPR Central, COE, Rondesp Central, Polinter, 48ª CIPM e GSI da Seap. DPT e MPE deram apoio.

Com a organização criminosa foram apreendidos 300 mil reais em espécie, pouco mais de 300 kg de entorpecentes, uma espingarda e seis veículos, além do sequestro de um apartamento no bairro de Imbuí, em Salvador, e dos bloqueios de 32 contas bancárias.

Homem é conduzido após ejacular em mulher dentro de ônibus em Salvador; assista


terça-feira, 5 de outubro de 2021

Acidente entre ambulância de Valente e kombi deixa dois mortos e dois feridos na BR-324

 Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas em um acidente entre uma kombi e uma ambulância, nesta terça-feira (5), no KM-480, na BR- 324, entre os municípios de Tanquinho e Riachão do Jacuípe, a cerca de 66 quilômetros de Serrinha. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas foram o motorista da kombi e um paciente que era transportado pela ambulância. 

Ainda não há informações sobre o que tenha causado o acidente. De acordo com a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, que esteve no local do acidente, três pessoas estavam na ambulância e uma na kombi.


Representantes da brigada informaram ainda que as duas pessoas que morreram são: Manoel Araújo de Oliveira, que não teve a idade divulgada mas trata-se de um idoso, morador do povoado do Tanquinho, em Valente, e Rildo França Junior, de 34 anos, residente em Lauro de Freitas, que faleceu no local. 



Manoel foi socorrido para o Hospital Municipal, mas não resistiu. Ainda segundo a brigada, o motorista da ambulância, Edvanio Ferreira dos Santos, de 39 anos, conhecido como "Lobão", teve ferimentos da cabeça e fraturas nos pés. Ele foi transferido para um Hospital de Feira de Santana. 
Já a mulher que acompanhava o paciente no veículo de saúde, identificada como Mariana Lima da Silva, de 26 anos, foi socorrida com ferimentos leves e deve receber alta ainda nesta terça-feira.

Com o impacto da batida, os veículos envolvidos ficaram totalmente destruídos. A frente da kombi, por exemplo, ficou toda retorcida. No caso da ambulância, os airbags foram ativados, o que diminuiu o impacto para o motorista do veículo de saúde.


        
As vítimas foram o motorista da kombi e um paciente que era transportado pela ambulância
    
         Ainda não há informações sobre o que tenha causado o acidente

Manuela d’Ávila: golpismo de Bolsonaro não deve ser tratado como blefe


No dia em que o Brasil celebra os 33 anos da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, a jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila, rememorou a luta pela redemocratização e falou sobre a necessidade de defender tais conquistas ainda hoje, contra os intentos golpistas de Bolsonaro e seus apoiadores.


“Em 5 de outubro de 1988, era promulgada a Constituição que tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Após 21 anos de ditadura militar, as brasileiras e brasileiros recebiam uma Constituição que ia retomar as eleições diretas, assegurar a liberdade de pensamento, ampliar liberdades civis e garantias individuais, acabar com a censura à imprensa, garantir o direito dos analfabetos ao voto, estabelecer mais direitos trabalhistas e reformar o sistema tributário”, lembrou Manuela pelas redes sociais nesta terça-feira (5).


Agora, 33 anos depois, disse Manuela, “lutamos para garantir que a Constituição seja respeitada, que os direitos do povo sejam preservados e a democracia siga em pé. As ameaças golpistas do governo Bolsonaro não devem ser tratadas como blefe. Sigamos resistindo, para nunca retroceder!”.

 

Lembrando o presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, Ulysses Guimarães, Manuela colocou: “Traidor da Constituição é traidor da pátria. Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo”.


Frente ampla contra Bolsonaro


Em outra postagem feita nesta segunda-feira (4), Manuela falou sobre a luta pela democracia e pelo Fora Bolsonaro e a importância da união de forças políticas e sociais para concretizar a derrota do presidente. “O 2 de outubro mobilizou milhares de pessoas por todo país e ao redor do mundo. Foi um grito de indignação e, mais do que isso, esperança de que dias melhores estão por vir. Juntas e juntos podemos derrubar Bolsonaro”.

 

Manuela destacou que “não podemos caminhar apenas com os que caminhamos antes ou com quem caminharemos depois, em 2022. Agora é hora de pôr fim à esse governo de desemprego, fome e morte. A luta continua! Seguimos”.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Mulher revela que divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’


O marido de Brooks aparece durante o vídeo e abraça a mãe dela por trás. “Sim, eu sou esse tipo de esposa. Eu deixo meu marido ficar com ela algumas vezes por semana”, completa. Em outra gravação, a mulher revela que a irmã também faz parte do relacionamento aberto. “Você sabe como eu mantenho o meu homem feliz? Eu deixo ele brincar com minha irmã mais nova. Sim, eu sou esse tipo de esposa”, diz, enquanto o marido abraça a irmã dela por trás.

Reações

Os vídeos acumularam dezenas de milhares de comentários. Muitos usuários do TikTok ficaram perplexos com a revelação. “Como essa conversa começou?”, questionou um internauta. “Já chega de TikTok este ano, estou fora”, disse mais um. Outras pessoas decidiram apoiar a decisão do casal: “Não sei como alguém poderia compartilhar, mas é a sua vida”, comentou um terceiro.

Policial militar baleado em Retirolândia não resiste e morre

O policial militar Gilson Rodrigues Pereira morreu na noite deste domingo (3), após ter sido baleado durante uma festa no povoado Vista Bela, na zona rural de Retirolândia. O PM, que estava de folga, recebeu os primeiros socorros no Hospital Municipal e morreu dentro de uma UTI móvel enquanto era transferido para Feira de Santana.

O crime - As circunstâncias da morte ainda estão sendo apuradas, mas de acordo com informações colhidas pela reportagem, testemunhas relataram que dois homens chegaram ao local e efetuaram cinco disparos. O militar ainda tentou sacar sua arma para reagir, porém foi atingido antes.

Segundo a PM informou ao PCS, o policial estava na corporação desde 7 de abril de 2008. Ainda não há informações sobre autoria do crime. A Polícia Civil irá apurar o caso.

Jovem de 25 anos é assassinado a tiros nos fundos de casa em Retirolândia

 Marcos de Oliveira, de 25 anos, conhecido como Marquinhos, foi assassinado a tiros nos fundos da casa onde morava na cidade de Retirolândia, a 53 km de Serrinha, na noite deste domingo (3). De acordo com a Polícia Civil, o homicídio tem características de acerto de contas.


 

Marcos estava em uma casa sem muros no povoado Lagoa do Canto. Segundo informações obtidas pela reportagem, ele foi assassinado com vários tiros quando estava nos fundos da casa, por volta das 20h. O autor dos tiros não foi identificado. 

O homicídio será investigado pela delegacia de Retirolândia.

Davidson Magalhães é reeleito presidente do PCdoB na Bahia

 

O presidente estadual do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, foi reconduzido ao cargo, neste domingo (03/10), último dia da Conferência Estadual do Partido, que teve início na sexta-feira (1º). A decisão foi tomada pelos delegados e delegadas de todo estado, que elegeram ainda mais 119 nomes que vão compor o novo Comitê Estadual, para o biênio 2021/2023.


Após o anúncio do resultado, Davidson agradeceu à militância comunista pela confiança e afirmou que é com muita honra que reassume a presidência do PCdoB na Bahia, “a seção mais forte do país, uma seção que teve como marca importante a presença de Haroldo Lima, nosso ex-dirigente, ex-deputado que faleceu de Covid, e de Péricles de Souza”.


Na oportunidade, o presidente reeleito ainda destacou os desafios do próximo mandato, neste caminho para o centenário de fundação do PCdoB (1922-2022). Para ele, é preciso confirmar o Partido como uma das referências políticas do país na consolidação da democracia e na luta pela retomada do Brasil para os brasileiros e pela derrota da onda neofascista representada por Bolsonaro.


Além disso, Davidson também defendeu a necessidade de manter o PCdoB como um partido com protagonismo e amplitude política, enraizamento social, de militantes e vida orgânica. “São desafios para os próximos dois anos de mandato e o desafio nacional do nosso centenário. Não é à toa um partido chegar a 100 anos no Brasil, enfrentando duas ditaduras e estando presente nos grandes acontecimentos históricos do século passado e deste século”, disse.


O presidente do PCdoB-BA ainda destacou, na ocasião, a participação protagonista do partido no novo momento político do estado, a partir da eleição do ex-governador Jaques Wagner (PT). “O PCdoB tem dado uma contribuição quer na militância política, quer no governo, com secretários e dirigentes de estatais. É a nossa contribuição também para o povo baiano”, afirmou.


Os recentes resultados eleitorais e a atuação expressiva dos mandatos comunistas também foram destacados por Davidson Magalhães. “Tivemos uma grande vitória na última eleição e vamos, com nossos quatro deputados estaduais e dois federais, consolidar, ainda mais, a nossa presença institucional e no movimento social do nosso estado”, completou.


                                                                   Diversidade


O novo Comitê Estadual eleito, a partir de uma proposta feita pela direção cessante, é composto por 120 integrantes e tem a marca da diversidade. Foi garantida a presença de lideranças de todo o estado e com atuação em diversas lutas, entre os movimentos indígena, de trabalhadores e trabalhadoras, ambientalista, de cultura, de combate ao racismo, LGBTQIA+ e de mulheres, entre outros.


O resultado da eleição do novo Comitê Estadual do PCdoB-BA garantiu também um avanço na participação de mulheres, que passou de 36%, no último biênio, para 45%, em uma tentativa de alcançar a paridade de gênero. Na gestão cessante, dos 101 integrantes, 37 eram mulheres; no novo, são 54, entre os 120 novos membros eleitos.


Segundo o vice-presidente do PCdoB-BA, Geraldo Galindo, existe um entendimento no coletivo partidário de que é preciso tornar, cada vez mais, igualitária a atuação comunista no estado. “A paridade [de gênero] nós vamos conquistando aos poucos. Na próxima conferência, já deveremos conseguir”, disse.


                                                                       Mobilização


O encontro do PCdoB baiano é considerado exitoso porque foi fruto de um processo de pré-conferências em 174 municípios do estado, que elegeram cerca de 700 delegados e delegadas para a etapa estadual. Ao todo, foram mobilizados mais de 7 mil militantes comunistas da Bahia, durante a atividade.


                                                                        Haroldo Vive


A Conferência do PCdoB-BA, que é preparatória para o 15º Congresso Nacional do Partido, marcado para os dias 15, 16 e 17, recebeu o nome de Haroldo Lima, em uma homenagem ao histórico dirigente comunista morto em fevereiro, uma das 600 mil vítimas da Covid-19 no país. O mote do evento foi ‘Derrotar Bolsonaro e construir o socialismo. Haroldo vive’.

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Serrinha: Em comemoração ao dia do idoso forró da 3ªidade retorna amanhã no locAl de sempre CSU

 Eita! A coisa vai ser boa , a equipe já está de vassouras e rodo na mão jogando água no chão dando aquele grau no salão preparando para amanhã dia do idoso rolar a animação .Pra você participa precisa mascara no rosto , álcool na mão e no corpo gingado e na mente e coração somente precisa animação.

                                                                    Nem Silva







quarta-feira, 29 de setembro de 2021

ATIVISTA QUE TEVE IRMÃO E CUNHADA ASSASSINADOS LUTA PELO REFLORESTAMENTO DA MATA NATIVA NO PARÁ


 

CPI: Luciano Hang nega ter financiado fake news

 O empresário bolsonarista Luciano Hang negou nesta quarta-feira (29), em depoimento à CPI da Covid, ter financiado “esquema de fake news”. Com informações do G1. 

Dono da rede de lojas Havan, Hang é suspeito de ter financiado a disseminação de conteúdo falso, em especial sobre tratamentos ineficazes contra a Covid-19.


“Quero afirmar aqui nesta Casa, com a consciência tranquila e com a serenidade de quem tem a verdade a seu lado, que não conheço, não faço e nunca fiz parte de nenhum gabinete paralelo. Nunca financiei nenhum esquema de fake news e não sou negacionista”, declarou Hang no início do depoimento.


No depoimento, Hang também disse que:


tem contas no exterior;

a morte da mãe dele foi usada politicamente;

continuará postando opiniões nas redes sociais;

fake news atribuem a rede Havan a filhos de Lula e Dilma.

Em maio deste ano, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Luciano Hang. A operação mirou o suposto envolvimento de políticos, empresários e blogueiros na disseminação de conteúdo falso na internet.


Na fala aos senadores nesta quarta, o empresário disse que não é e “nunca” foi contra vacinas.


“Tanto que disponibilizei todos os nossos estacionamentos como pontos de vacinação. Além disso, juntamente com outros empresários, fizemos campanha para que a inciativa privada pudesse comprar e doar para acelerar o processo de imunização”, declarou.


Segundo Hang, as opiniões deles são publicadas em redes sociais. “Como qualquer brasileiro, resguardado pela nossa Constituição e pela democracia, não abro mão da minha liberdade de expressão”, afirmou.


Antes do depoimento, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), perguntou a Hang se ele se comprometeria a dizer a verdade. A defesa do empresário, então, respondeu que ele não iria se comprometer por estar na condição de investigado, não de testemunha.

PM encontra turista desaparecido há uma semana em Tucano

 

Desorientado e com diálogos confusos foi como  equipes da 2ª Companhia (Tucano) do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha) encontraram um homem, morador do Mato Grosso do Sul (MS), desaparecido há mais de uma semana. Pedro Gustavo Siqueira, 32 anos, foi localizado no distrito de Jorro, em Tucano, e retornou com a família para casa na terça-feira (28).


Os familiares do oficial de justiça, que mora sozinho na capital do MS, deram falta dele na última segunda-feira (20), quando saiu do Fórum onde trabalhava, em Campo Grande, e passou por vários outros estados até ser encontrado pelos PMs na região nordeste da Bahia. Durante patrulhamento as equipes perceberam que ele estava confuso e perdido.


“Nós conversamos com ele, o acalmamos e com os documentos de identificação pessoal descobrimos de onde ele era, o que facilitou o contato com integrantes da co-irmã da PMMS, através do 12º Batalhão da Polícia Militar (Nivaraí), que encontraram os familiares”, contou o comandante da 2ª CIA, capitão Tarcísio de Sá Resende.


Após encaminharem o desaparecido para a sede da companhia, os policiais o instalaram numa pousada, sendo monitorado até a chegada do irmão, da cunhada e de um amigo de infância. Em um vídeo gravado como agradecimento às equipes, o irmão da vítima, Diego Siqueira, contou que ele estava apreensivo pela falta de contato do irmão.


“As chances de encontrar o meu irmão eram poucas e, apesar do pouco tempode desaparecido, só quem é familiar sabe. Queria deixar a minha eterna gratidão a todos os policiais envolvidos e com certeza irei estender esse trabalho prestado pela PM aos meus conhecidos do Mato Grosso do Sul”, concluiu.


Após 28 horas de viagem da cidade de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, até Tucano, os familiares reencontraram o homem e o levaram de volta para casa.

Ex-prefeito de Coité é punido por repasse irregular à liga de futebol

 A prestação de contas de recursos repassados pela prefeitura de Conceição do Coité, na gestão do ex-prefeito Francisco de Assis Alves dos Santos, à Liga Coiteense de Futebol, foram consideradas irregulares pelos Conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). Durante sessão desta terça-feira (28), os conselheiros determinaram o ressarcimento solidário entre os gestores do montante de R$ 50 mil aos cofres municipais.


Os repasses ocorreram durante o ano de 2014. À época, a liga era administrada por Ednei Mota da Silva. Na sessão desta terça-feira, o conselheiro Raimundo Moreira, relator do parecer, imputou multa de R$3 mil ao ex-prefeito. De acordo com órgão, a punição teve por causa a ausência de interesse público e da pertinência das despesas realizadas com o objeto firmado no convênio que propunha conceder “apoio financeiro com o objetivo de integrar as comunidades de Conceição do Coité, promovendo dias de lazer, juntamente com o desenvolvimento de competições para alcançar o crescimento integral do indivíduo na busca da inclusão social para 50 (cinquenta) jovens carentes”, disse.

Ainda de acordo com o TCM, os recursos repassados à Liga de Futebol – no montante de R$50 mil – foram utilizados para os pagamentos a árbitros de futebol, premiações para atletas e árbitros, uniformes para participantes do campeonato amador de futebol, e transporte para árbitros. Para o conselheiro Raimundo Moreira, essas despesas violam o disposto no artigo 16 da Lei 4.320/64, vez que não se enquadram como serviços essenciais de assistência social, médica e educacional.

A procuradora Camila Vasquez, do Ministério Público de Contas, se manifestou pela irregularidade da prestação de contas, sugerindo a aplicação de multa ao prefeito municipal, além de ressarcimento solidário aos cofres públicos juntamente com o dirigente da entidade. Cabe recurso da decisão.

Jovem morta na Boca do Rio aparece em vídeo apanhando de traficantes; assista

 

Jovem morta na Boca do Rio aparece em vídeo apanhando de traficantes; assista

Sabrina Santos de Jesus, a jovem morta no bairro da Boca do Rio, em Salvador, foi filmada recebendo golpes de madeira nas mãos. O vídeo circulou no WhatsApp dias antes do crime, ocorrido nesta segunda-feira (24/12).

LEIA MAIS: Jovem de 15 anos é executada com tiros na cabeça na presença da mãe em Salvador

Ainda não há informações de quando tudo foi gravado, mas as imagens mostram Sabrina com ambas as mãos abertas e recebendo os golpes. “Abre logo”, diz o suspeito. No tráfico de drogas, essa ação é chamada de “tribunal”, onde pessoas que cometeram algum ato que não é aprovado são condenadas a algum tipo de punição.

ASSISTA (IMAGENS FORTES):

CASO

Sabrina foi morta com tiros na cabeça dentro da casa onde morava, na Rua Veríssimo de Freitas. De acordo com a Polícia Militar, a mãe dela, Ana Rita Souza Santos, informou aos policiais que o autor do crime foi um homem encapuzado e ainda não identificado que invadiu a residência procurando por sua filha.


Senado aprova e projeto que torna CPF número único de identificação volta à Câmara

 Senado aprova e projeto que torna CPF número único de identificação volta à Câmara

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (28/9), em votação simbólica, o projeto de lei que estabelece que o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) será o “número único e suficiente” para identificação do cidadão brasileiro em todos os bancos de dados do poder público (PL 1.422/2019 ).

O relator da matéria foi o senador Esperidião Amin (PP-SC), que acatou as duas emendas apresentadas ao texto. Devido às mudanças feitas no projeto, ele voltará à Câmara dos Deputados, onde teve origem, para nova análise.

"A numeração do CPF será protagonista e os indivíduos não mais terão que se recordar ou valer-se de diferentes números para que os diversos órgãos públicos, bases de dados e cadastros os identifiquem. A ideia é mais do que saudável; é necessária, é econômica: um número único capaz de interligar todas as dimensões do relacionamento do indivíduo com o Estado e com todas as suas manifestações", disse o relator.

Esperidião acrescentou que o projeto não invalida os demais documentos de identificação.

"O objetivo da proposição é estabelecer um único número ao cidadão para que ele possa ter acesso aos seus prontuários no SUS [Sistema Único de Saúde]; aos sistemas de assistência e previdência social, tais como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e registros no INSS; às informações fiscais e tributárias; ao exercício das obrigações políticas, como alistamento eleitoral e voto", exemplificou. 

De acordo com o texto aprovado nesta terça-feira, o número de inscrição no CPF deverá constar nos cadastros e nos documentos de órgãos públicos, no registro civil de pessoas naturais ou nos conselhos profissionais, como certidões de nascimento, casamento ou óbito; no Documento Nacional de Identificação (DNI); no Número de Identificação do Trabalhador (NIT); no registro no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); no Cartão Nacional de Saúde; no título de eleitor; na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); no certificado militar; na carteira profissional; e em “outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicas federais, estaduais, distritais e municipais”.

Os novos documentos emitidos ou reemitidos por órgãos públicos ou por conselhos profissionais terão como número de identificação o mesmo número de inscrição no CPF. Para efetivar a mudança, o projeto altera as leis 7.116/1983, 9.454/1997, 13.444/2017 e 13.460/2017. Quando uma pessoa for requerer sua carteira de identidade, por exemplo, o órgão emissor terá que usar o mesmo número do CPF.

O projeto determina que, para ter acesso a informações e serviços, para o exercício de direitos e obrigações ou para a obtenção de benefícios perante os órgãos e as entidades federais, estaduais, distritais e municipais ou serviços públicos delegados, o cidadão terá que apresentar apenas o CPF, ou outro documento que contenha o número de seu CPF, “dispensada a apresentação de qualquer outro documento”. O mesmo valerá para cadastros, formulários, sistemas e outros instrumentos exigidos dos usuários para a prestação de serviço público.

Esperidião acatou emendas dos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Rose de Freitas (MDB-ES) que retiraram do texto a previsão de que estados, municípios e Distrito Federal poderiam dispor sobre casos excepcionais, ou seja, exigir outros números do cidadão.

O PL 1.422/2019 é de autoria do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) e outros 11 deputados federais.

Os senadores Izalci Lucas, Carlos Viana (PSD-MG), Paulo Rocha (PT-PA), Marcelo Castro (MDB-PI) e Flávio Arns (Podemos-PR) elogiaram a proposta e apoiaram sua aprovação.

"Não dá para se fazer um governo eletrônico se não se tiver um cadastro único, como é o caso do CPF. O Tribunal Superior Eleitoral [TSE] tem um belo cadastro, inclusive com biometria. Lógico que esse cadastro tem que ser compartilhado, tem que ser unificado. O cidadão que paga o imposto é o mesmo que utiliza a saúde, a educação, a segurança. É o mesmo cidadão", disse Izalci.

Para Carlos Viana, a medida “já deveria estar há muito tempo em vigor”. Marcelo Castro concordou com o colega.

"É a coisa mais simples, mais lógica, mais racional que se pode fazer: cada cidadão com um número, um CPF para valer para todos os seus documentos", afirmou.

Mulher morre e 44 pessoas ficam feridas após ônibus tombar na BR-040, em Minas

 Um acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou uma pessoa morta e outras 44 feridas em Minas Gerais na madrugada deste domingo (10). O ...